Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

código florestal

Amazônia Legal é carro chefe do governo para implantação do CAR e BNDES financia recursos

Foto: Reprodução

Nove estados podem buscar financiamento no BNDES

Nove estados podem buscar financiamento no BNDES

O governo federal quer fazer com que a Amazônia Legal seja o carro-chefe na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país e já disponibilizou recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento dos projetos por meio do Fundo Amazônia. O montante ainda não foi divulgado.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Acre, Tocantins, Maranhão, Pará e Rondônia já recebem os recursos e estão executando o projeto. Os demais estados (Amazonas, Amapá, Roraima e Mato Grosso) já estão com as propostas em fase de análise pelo banco e outros ainda na fase de elaboração.

Leia também
MMA oferece 31 mil vagas para curso sobre o Cadastro Ambiental Rural; Curso será online
Apenas 3,3% das áreas agrícolas brasileiras são arrendadas; Organização alerta para uso mais eficiente da terra

O tema foi discutido nesta quarta (23/07) e quinta-feira (24/07), em Brasília, por representantes do MMA, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do BNDES e dos nove estados da Amazônia Legal com o objetivo de integrar as ações já em curso e identificar oportunidades de cooperação.

O secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, avalia que a prioridade é dar celeridade ao cadastro ambiental dos imóveis rurais situados na Amazônia Legal e antecipar problemas nos estados. “O CAR é o instrumento chave para que ocorram transformações na região”, afirmou.

Segundo o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Carlos Klink, o CAR é ferramenta importante para o combate ao desmatamento e a agenda ambiental inclui a convergência entre ações de proteção e de produção.

“O Fundo Amazônia tem papel fundamental para dar continuidade à estratégia de proteção ambiental na floresta, aliada a uma produção agrícola mais eficiente e sustentável”, explicou.

O diretor de Conservação da Biodiversidade do MMA, Carlos Scaramuzza, ressaltou que é fundamental buscar um novo tipo de dinâmica de uso das terras. “A meta do MMA é recuperar 12,5 milhões de hectares de vegetação nativa”, disse.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Foi criado em criado em 2012 pela Lei 12.651 através do Código Florestal. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet