Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Reclamações

Aprosmat apoia fiscalização e ressalta extensão da medida a sementes salvas e que venham de fora

21 Nov 2014 - 16:00

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Aprosoja-MT

Aprosmat apoia fiscalização e ressalta extensão da medida a sementes salvas e que venham de fora
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) declarou ao Agro Olhar que apoia a iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalização da qualidade das sementes da oleaginosa no Estado. A Aprosmat ressalta que a mesma medida, porém, também deva ser aplicada a sementes salvas pelos produtores e que venham de fora.

De acordo com a diretoria da associação, a medida é muito válida para ajudar a garantir a qualidade das sementes de soja no Estado, então deve ser realizada de maneira efetiva por todos os lados.

Leia mais
Mato Grosso integra missão aos EUA para conhecer setor sementeiro de perto e agregar experiências
Aprosoja pede que Ministério fiscalize qualidade das sementes vendidas em Mato Grosso

A Aprosoja divulgou esta semana que a solicitação de fiscalização emergencial ao Mapa deu-se em razão de diversas reclamações dos produtores em relação às sementes de soja, que estariam com qualidade baixa e germinação com índice abaixo do permitido.

A Aprosmat também ressalta que o atraso das chuvas e, logo, do plantio nesta safra, pode ter gerado alguns problemas. Os produtores retiraram suas sementes das empresas na expectativa de chuva e, com a escassez delas, armazenaram o produto à espera do início da semeadura. A armazenagem fora dos padrões de umidade e temperatura é um dos principais fatores de perda de qualidade e vigor das sementes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet