Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

25% para 27%

Aumento de etanol na gasolina sobe e deve movimentar setor sucroalcooleiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Aumento de etanol na gasolina sobe e deve movimentar setor sucroalcooleiro
O percentual da mistura de etanol anidro na gasolina aumentará de 25% para 27% no próximo dia 16 de março. O incremento foi anunciado pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, nesta quarta-feira (04), após acordo entre Governo Federal, fabricantes de veículos e o setor sucroalcooleiro. Por recomendação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) somente as gasolinas comum e aditivada sofreram alteração, sendo mantido o mesmo percentual na gasolina Premium.

De acordo com a Agência Brasil, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, revelou preocupação dos fabricantes com os veículos que utilizam apenas a gasolina como combustível. Moan ressaltou que ainda são realizados testes de durabilidade pela Anfavea, o que levou ao setor automotivo a solicitar que a gasolina Premium não sofresse alterações em sua composição.

Leia mais:
Grupo de Trabalho para estudos de mistura de biodiesel ao diesel é criado
Governo federal sanciona alta para 7% a mistura de biodiesel no óleo diesel

Utilizar álcool em veículos que são movidos somente a gasolina pode corroer o sistema de injeção eletrônica, levando a uma pane, e consequentemente causar problemas no sistema de escapamento, além de aumentar o consumo de combustível e diminuir a potência do motor do automóvel.

Otimista quanto à medida para veículos flex, a ministra da Agricultura Kátia Abreu afirmou que um percentual como este aprovado sem dúvidas não traria prejuízos. Segundo a ministra, a Anfavea tem direito a ter dúvidas e querer efetuar testes.

“Nunca tivemos dúvida de que percentual de 27% não causasse prejuízo. É segura, sem dúvida. Temos no Brasil um bilhão de litros de etanol em estoque e nossa expectativa é que essa quantidade de combustível seja totalmente misturada à gasolina já em 2015. Com essa mudança ganham o país, os consumidores e o meio ambiente”, declarou Kátia Abreu, em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

Sobre a possibilidade de se afixar o percentual em 27,5%, o presidente da Anfavea declarou, segundo o site Globo Rural, não ser possível por questões técnicas, “uma vez que as provetas de verificação de qualidade instaladas nas bombas de combustível não permitem leitura de número fracionado" .

Diferenças entre gasolina comum, aditivada e premium

A diferença entre os três tipos de gasolina está relacionada aos detergentes que são acrescentados ou não a elas. Vale lembrar que o acréscimo de etanol não é considerado um aditivo.

A gasolina comum é aquela sem aditivos de limpeza e dispersantes, que por conta dessa ausência de químicos deixa acumular detritos no motor e sistema de combustão, ao longo do tempo. Já a gasolina aditivada possui vários detergentes especiais misturados a gasolina que auxiliam nessa limpeza do motor, sendo que cada bandeira possui seu próprio coquetel. E a gasolina Premium, além de possuir os tais detergentes de limpeza, também possui um índice de octano maior, que faz com que o combustível resista mais a detonação na câmara de combustão. Este tipo de gasolina é mais utilizada em carros com motores de alta taxa de compressão, geralmente os 1.8 e 2.0 porque auxiliam no maior aproveitamento da capacidade do motor. Se utilizada em veículos com motores menos potentes, não influenciará em seu desempenho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet