Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

ESTUDO

Aumento populacional pode segurar preços de imóveis na Grande Cuiabá

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Aumento populacional pode segurar preços de imóveis na Grande Cuiabá
O aumento populacional na Grande Cuiabá, bem como a procura por locais distantes, podem segurar a elevação de preço dos imóveis. A estimativa é que até 2020 Cuiabá e Várzea Grande tenham quase um milhão de habitantes.

Pesquisa sobre o mercado imobiliário da Grande Cuiabá, realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi), revela que as construtoras e incorporadoras analisam o movimento populacional como uma estratégia. Além do crescimento de moradores, tem-se visto uma migração para locais até então vistos como distantes em decorrência a criação e reforma de vias de acesso e avenidas, mas principalmente por conta dos preços.

“Os valores dos terrenos em Cuiabá aumentaram muito. Há pouca oferta, e por isso tem havido busca por regiões mais afastadas, para que o negócio seja compensador tanto para a construtora como para o cliente”, declara o presidente do Secovi, Marcos Pessoz.

Leia também
Próximo ano será cautela na hora de comprar e construir, acredita setor imobiliário

Uma pesquisa sobre o mercado imobiliário, referente à Grande Cuiabá, feita pela Secovi, mostra que em termos de valorização os imóveis voltados para a classe tiveram um aumento de 15% em 2014, enquanto para a classe A 5%. Os imóveis voltados para a classe B mantiveram a média de 2013. Já a classe D, segundo a Secovi, devido à falta de imóveis disponíveis para compra não foi possível comprar a evolução de preços.

O levantamento revela, ainda, que aproximadamente 14 mil novos imóveis devem ser entregues até 2017, porém, de acordo com o presidente do vice-presidente do sindicato da Indústria da Construção em Mato Grosso (Sinduscon-MT), Júlio Cesar de Almeida Braz, tal montante de imóveis não será suficiente para minimizar o déficit habitacional em Cuiabá, no caso.

“Percebemos a chegada constante de novas pessoas atraídas pelo potencial econômico do nosso Estado. Além disso, a Grande Cuiabá está perto de ultrapassar a barreira de um milhão de habitantes em relativo curto espaço de tempo, o que irá gerar grande crescimento econômico com novas empresas e indústrias. A demanda por novas moradias é constante e a valorização dos preços contínua nos próximos anos”, declara Júlio Cesar de Almeida Braz.

O vice-presidente do Sinduscon-MT salienta ainda que as construtoras e incorporadoras devem ficar atentas ao que o mercado, ou seja, a população deseja. Júlio Braz pontua a necessidade da realização de uma pesquisa de mercado antes de se lançar um empreendimento, de modo que identifique a localização ideal para cada público. “Costumamos dizer que unidades habitacionais em Cuiabá não sobram. Se a venda não é realizada, é preciso saber o porquê. Por isso, aconselhamos tanto essa pesquisa prévia para que não haja prejuízo”.

2015

Conforme o presidente do Secovi, Marcos Pessoz, 2015 deverá ser um ano de ajustes das estratégias econômicas de governança, independente de quem vença as eleições, em especial no âmbito federal, porém com expectativas positivas. “Aumento de crédito, estabilidade econômica e constante crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso são garantias locais para as boas projeções a curto espaço de tempo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet