Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

pecuária bovina

Blairo Maggi cobra de Kátia Abreu zonas declaradas livre de febre aftosa

Foto: Pedro França/Agência Senado

Blairo Maggi cobra de Kátia Abreu zonas declaradas livre de febre aftosa
Um encontro entre a Comissão da Agricultura, no Senado, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, foi um 'prato cheio' para apresentação de demandas para o governo Dilma Rousseff. Durante o encontro o senador mato-grossense Blairo Maggi (PR-MT) questionou Kátia Abreu sobre quando O Brasil terá zonas declaradas livre de febre aftosa.

Citando Mato Grosso, Blairo Maggi frisou que o Estado está há quase 19 anos livre da febre aftosa com vacinação. Hoje, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas Santa Catarina possui o reconhecimento de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Tal reconhecimento foi proferido ao Estado da região Sul do país em 2007.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), 99,6% do rebanho de mamando a caducando foi vacinado na 2ª etapa da campanha contra a Febre Aftosa em novembro de 2014.

Leia mais:
Mato Grosso tem 189 fazendas selecionadas para estudo sobre a aftosa na zona livre
Rebanho bovino tem alta de 60,9 mil cabeças em Mato Grosso

“Quando nós teremos no Brasil zonas declaradas livre de febre aftosa? Cito como exemplo Mato Grosso, que há quase duas décadas não tem nenhum caso registrado. Assim como é o estado de Santa Catarina, sem vacinação, para a exportação de suínos. Qual é o encaminhamento disso, ou nunca conseguiremos enquanto País, ter essas regiões separadas?”, questionou Blairo Maggi a ministra durante encontro com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Katia Abreu, na Comissão de Agricultura (CRA), do Senado.

De acordo com Kátia Abreu, há uma carência de fiscais agropecuários para áreas técnicas e subunidades do Ministério, bem como servidores de nível médio. A constatação da falta de profissionais, explica a ministra, foi apresentada em um relatório entregue à Controladoria Geral da União (CGU) em 2014, relativo ao exercício do ano de 2013. Kátia Abreu frisou ainda que mesmo com o Concurso Público realizado o ano passado as necessidades do Ministério não foram atendidas por completo.

Kátia Abreu, contudo, salientou que a questão da declaração de zonas livres da febre aftosa já é assunto de pauta no Ministério. “Saindo o atestado de que Amazonas, Amapá e Roraima estão livres da febre aftosa, nós também estaremos completando com os países da América do Sul, provavelmente seremos o primeiro continente do mundo a ser livre da febre”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet