Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

safra 2013/2014

Brasil deve colher 90 milhões de toneladas de soja e superar EUA como maior produtor mundial

Foto: Reprodução

Secretário diz que Brasil pode superar norte-americanos no milho

Secretário diz que Brasil pode superar norte-americanos no milho

O Brasil deverá superar os Estados Unidos e ser tornar o maior produtor mundial de soja. A previsão é do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, feita com base no terceiro levantamento da safra 2013/2014 feita pela Conab.

Conforme projeções divulgadas na última semana pela Conab, o Brasil deve produzir 90 milhões de toneladas, superando a colheita norte americana que colherá 88 milhões de toneladas de acordo com o Departamento de Agricultura daquele país.

Leia mais:
Brasil deve colher 195,9 milhões de toneladas; soja chega a 90 milhões e milho cai 2,5%
Mato Grosso aumenta extração de toras e chega a 4 milhões de m³ no ano

De acordo com Neri Geller, se permanecerem condições climáticas favoráveis, o Brasil vai superar os estados Unidos “com toda a certeza”.

“Com toda a certeza, pelo primeiro ano, nós vamos conseguir (superar), em continuar se confirmando o clima da forma que está, o ânimo dos produtores em concluir o plantio, nós vamos superar os 90 milhões”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil ainda tem condições de superar os norte-americanos na produção do milho, que é o carro chefe da economia daquele país.

Ainda de acordo com o secretário, outra surpresa agradável é que nos próximo quatro ou cinco anos o Brasil crescerá muito em produtividade, em incorporação de novas áreas como reflexo da abertura de novos mercados.

“O setor vai avançar se tiver demanda. O produtor está muito organizado do ponto de vista econômico e com uma visão de futuro. Se nós conseguirmos abrir mercado e tiver demanda, com certeza o país vai dar uma resposta muito alta inclusive com a segurança alimentar mundial”, ressaltou.

O terceiro levantamento da safra brasileira de soja na temporada 2013/20144, realizado pela Conab, registrou incremento na área plantada de 6,2%, confirmando a opção do produtor nacional em priorizar esse plantio em detrimento de outras alternativas como o milho safrinha, particularmente na região-centro oeste, incentivado pelo fato de que a oleaginosa nas últimas temporadas, apresentou preços remuneradores por ocasião da comercialização.

Na região centro-oeste, principal produtora da oleaginosa, as chuvas escassas e mal distribuídas no início do plantio deram lugar à normalização climática e o plantio da oleaginosa praticamente se encerrou, segundo o levantamento da Conab.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet