Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Fim de desentendimento

Brasil e EUA encerram Contencioso do algodão; Briga tinha 12 anos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Brasil e EUA encerram Contencioso do algodão; Briga tinha 12 anos
Após 12 anos o Brasil e os Estados Unidos encerram a briga do contencioso do algodão. O fim da disputa foi firmado neste dia 1º de outubro, em Washington, com a assinatura do Memorando de Entendimento relativo ao Contencioso do Algodão (DS 267). No acordo os Estados Unidos deverá repassar, em cota única, US$ 300 milhões para o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

A briga entre os dois países teve início em 2002 quando o Brasil pediu na Organização Mundial do Comércio (OMC) "consultas com os EUA sobre subsídios dados aos produtores, usuários e exportadores de algodão americano, após alegar que as medidas listadas eram inconsistentes com as provisões do Acordo Agrícola e do Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias", explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia também
Vazio sanitário do algodão começa em Mato Grosso

No acordo firmado, o Brasil, por sua vez, comprometeu-se a não questionar a nova lei agrícola dos Estados Unidos quanto aos programas voltados ao algodão até o dia 30 de setembro de 2018, data em que a atual lei expira.

O acordo foi firmado pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Michael Froman.

"Trata-se de um acordo extraordinário para o segmento, pondo fim a um impasse que já durava 12 anos. O ministro Luiz Alberto Figueiredo, e sua equipe, tanto no Brasil quanto na Embaixada, em Washington, foram incansáveis para encontrar a melhor solução entre as duas partes", declara o ministro da Agricultura, Neri Geller, em nota.

O recurso a ser repassado pelos Estados Unidos ao IBA poderá ser aplicado em tecnologia, infraestrutura voltada para a cotonicultura como armazenagem, conservação e transporte, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet