Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

COLHEITADEIRAS NO CAMPO

Campos de Júlio dá ponta pé na colheita da soja 2014/2015; Veja fotos

Foto: cedida por Pedro Silvestre

Campos de Júlio dá ponta pé na colheita da soja 2014/2015; Veja fotos
As plantadeiras de soja nem bem esfriaram seus motores e as colheitadeiras já estão se aquecendo nas lavouras mato-grossenses, mais precisamente em Campos de Júlio. Na última sexta-feira (19) teve início a colheita da soja superprecoce no estado. A perspectiva é que sejam colhidas na safra 2014/2015 27,891 milhões de toneladas de soja em meio aos 8,866 milhões de hectares semeados.

O ponta pé da colheita da soja superprecoce, de ciclo de 95 dias, ocorreu na Fazenda Agrícola Zanella, localizada em Campos de Júlio. Na sexta-feira (19), segundo um dos proprietários, Elton Zanella, foram colhidos 40 hectares, registrando uma média de 70 sacas por hectare. Somente em soja sofram plantados 8 mil hectares, além de aproximadamente 700 de feijão.

Leia mais:
Defensivos sobem 60,4% na safra 14/15 de soja; Custo de produção tem alta de 8,58%
Mato Grosso colherá apenas 5,9% da área de soja em janeiro com atraso no plantio

“Começamos o plantio no dia 15 de setembro, quando o Vazio Sanitário da soja encerrou. Ao contrário das demais regiões do estado na região de Campos de Júlio choveu normalmente durante o desenvolvimento da lavoura”, revelou ao Agro Olhar o produtor Elton Zanella.

O produtor revela que no sábado (20) e domingo (21) não conseguiu colocar as colheitadeiras no campo, pois choveu nos dois dias, porém as estimativas são boas.

Na propriedade ainda são plantados na safrinha, também chamada de 2ª safra, milho (amarelo, branco e pipoca), além de feijão. Elton Zanella revela que na safrinha são semeados cerca de 15 mil hectares com tais culturas através de parcerias e arrendamentos de terra.

Comercialização

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 25,1% das 27,891 milhões de toneladas de soja a serem colhidas no estado já foram comercializadas.

Conforme Elton Zanella, a produção da Fazenda Agrícola Zanella não faz parte desta estimativa. Ele revela que até o momento nenhuma venda de soja foi realizada. "Estamos aguardando o andar da colheita para ver como estará à produção, bem como o desempenho do dólar", comenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet