Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Logística

300 BITRENS

Carretas com soja de Mato Grosso ficam paradas em atoleiros na BR-163

Segundo fontes de Olhar Direto naquela região, entre 200 a 300 veículos de carga não conseguiram passar na última semana e só conseguiram seguir viagem depois de três dias, quando a chuva deu uma trégua e uma patrulha mecânica fez um paliativo nos barreiros.

Foto: Blog do Adécio Piran

Atoleiro na BR-163, no Pará, impediu trânsito de carretas com soja de Mato Grosso

Atoleiro na BR-163, no Pará, impediu trânsito de carretas com soja de Mato Grosso

Centenas de carretas bitrens transportando soja colhida na região Norte de Mato Grosso com destino ao Porto de Itaituba, no Pará, permaneceram paradas na estrada, entre a cidade de Novo Progresso e o Distrito de Trairão, devido a grandes atoleiros que se formaram na via – ainda não pavimentada pelo governo federal.

Segundo fontes de Olhar Direto naquela região,  aproximadamente 300 veículos de carga não conseguiram passar na última semana e só seguiram viagem depois de três dias, quando a chuva deu uma trégua e uma patrulha mecanizada fez melhorias na estrada.

Sérgio Peres, gerente de uma transportadora de grãos no Nortão de Mato Grosso, reclamou, ao Agroolhar, nesta terça-feira, que os motoristas das carretas tiveram que pagar até R$ 300 para que tratores removessem os bitrens do lamaçal que se formou na rodovia.

“É um roubo, mas fazer o que, tem que se sujeitar a esse tipo de prejuízo, já que o governo federal não dá conta de terminar o asfalto”, desabafou.

Preço do frete em Mato Grosso dispara com evolução da colheita de soja
Colheita da safra de soja chega a 47% em Mato Grosso esta semana

Os grandes atoleiros se formaram devido à intensificação das chuvas nos últimos dias na região amazônica. Fontes informam que, nas últimas semanas, as precipitações ocorreram acima da normalidade. Com o vai e vem das carretas, o terreno não suporta o peso e afunda.

Os produtores rurais e as tradings que exportam grãos mato-grossenses começaram a mandar seus produtos para a China por meio dos portos da região Norte do país (Santarém e Belém-PA, e Santana-AP), usando barcaças partindo de Itaituba e Miritituba para o transbordo das cargas das carretas para os navios.

Contudo, como cerca de 350 quilômetros da BR-163, no Pará, ainda não estão pavimentados, o escoamento pode sofrer atrasos e prejuízos devido a atoleiros que se formam. Para 2014/15, a projeção mato-grossense é desviar 17 milhões de toneladas de grãos dos portos do Sul e Sudeste para os da região Norte do país. Essa manobra diminui os custos de frete rodoviário (já que encurta cerca de 1 mil km de estrada) e marítimo (pois o Norte do Brasil está mais perto da China que o Sudeste).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet