Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

SINDROME NEUROLOGICA

Caso de doença nervosa em bovino é investigado em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Caso de doença nervosa em bovino é investigado em Mato Grosso
Um caso de doença nervosa em um bovino em Mato Grosso, na região de fronteira com a Bolívia, está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Exames laboratoriais que confirmam a suspeita devem ficar prontos até o final de maio.

O caso foi localizado em Cáceres. De acordo com nota do Mapa, durante fiscalização de rotina em um estabelecimento de abate foi detectada a suspeita de doença nervosa "em um "animal caído", durante a inspeção ante mortem". Com isso o Ministério acionou seu sistema de defesa animal para a averiguação do caso.

Leia também
Preço da arroba do boi gordo cai pela segunda semana seguida em MT
Abertura de novos mercados amplia horizontes para carne bovina de MT

"Seguindo os procedimentos adequados para esses casos, o Mapa deflagrou seu sistema de vigilância de doenças nervosas para investigações epidemiológicas. Com isso, amostras do animal foram enviadas para um dos laboratórios agropecuários da rede nacional (Lanagro), de referência internacional, para elucidar a suspeita", explica o Ministério.

Segundo o Mapa, doenças nervosas em bovinos possuem diversos sinais clínicos e podem ser provocadas por diferentes motivos. "Por isso, é necessário recorrer a testes laboratoriais para um diagnóstico específico e conclusivo", frisa o Mapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet