Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Criminoso

Chamas consomem 60% do parque Serra Azul em cinco dias

Foto: Edevilson Arneiro/Prefeitura Barra do Garças

Chamas consomem 60% do parque Serra Azul em cinco dias
Sessenta por cento do parque estadual Serra Azul, em Barra do Garças, foi consumido pelas chamas. O incêndio, considerado criminoso, teve início no domingo (24). Desde segunda-feira (25) um avião de combate a incêndio florestal do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é utilizado para combater as chamas.

O incêndio teve início em uma região de chácaras entre a Serra Azul e a MT-100, na saída para Araguaiana, conforme a prefeitura, e já encontra-se na parte limite da zona urbana. O calor e a baixa umidade relativa do ar na cidade contribuem para o lastramento das chamas.

Nesta quinta-feira (28) os termômetros marcam 37ºC em Barra do Garças e a umidade relativa do ar chega aos 28%, revela o Clima Tempo.

Leia também
Avião é usado para controlar incêndio na Serra Azul; Fogo começou na MT-100

Trabalham desde domingo no combate ao fogo homens do Corpo de Bombeiros, funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), brigadistas e voluntários.

“Quando controlamos um, outro começa, os locais são sempre de difícil acesso, mas estamos fazendo o possível para controlar os principais focos”, declara o gerente do parque Pedro Fernando.

O Parque Estadual Serra Azul possui aproximadamente 10 mil hectares. O avião de combate a incêndio possui capacidade para cerca de 3 mil litros de água, que pode atingir a uma área estimada de 500 metros quadrados.

Problemas respiratórios

A queimada no parque estadual Serra Azul, além de causar danos ao meio ambiente, está provocando problemas de saúde, mais precisamente respiratórios na população. "Toda hora chegam crianças e idosos com problemas agravados pela fumaça, nessa época o número de internações com esses problemas é maior com a baixa umidade e com esse incêndio na Serra piorou ainda mais”, comenta o diretor do Pronto Socorro Municipal de Barra do Garças, Jaílton Pereira. (Com informações assessoria prefeitura de Barra do Garças)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet