Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

ALERTA

Chuvas podem proporcionar desenvolvimento de soja guaxa; Há cerca de três dias chove em MT

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Chuvas podem proporcionar desenvolvimento de soja guaxa; Há cerca de três dias chove em MT
Há cerca de três dias chove em Mato Grosso, o que é considerado anormal para esta época do ano, tendo-se em vista que o inverno mato-grossense é de seca. Diante disso, é preciso redobrar os cuidados com o desenvolvimento de plantas guaxas da soja. A eliminação de plantas da oleaginosa que nascem involuntariamente auxiliam no controle de pragas e doenças, como é o caso da ferrugem asiática.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva permanece em Mato Grosso nesta sexta-feira (25), onde a mínima fica deverá ficar em 13ºC. No sábado (26) e no domingo (27) não chove e a mínima fica em 12ºC. A chuva deverá voltar na segunda-feira (28) e a mínima cai para 11ºC.

Leia também
Setor produtivo quer evitar aprovação do acesso a patrimônio genético durante período eleitoral
China lidera com 44,33% das exportações de MT; Soja é principal produto

Em Cuiabá, segundo o Clima Tempo, pode chover no domingo. A mínima na Capital fica na casa dos 15ºC durante o fim de semana.

As chuvas além de possibilitarem o crescimento do desenvolvimento da soja guaxa atrapalham a colheita do milho neste momento. A colheita já ultrapassou os 50% da área de mais de 3 milhões de hectares destinada ao cereal. “A chuva deixa o ambiente ainda mais propício para o nascimento de plantas voluntárias, que podem ser ponte verde para a ferrugem asiática”, salienta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas.

Nery Ribas alerta para a necessidade da eliminação de soja guaxa durante este vazio sanitário da oleaginosa, que segue até o dia 15 de setembro. “Os produtores estão fazendo seu papel, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está fiscalizando e notificando, e agora precisamos que o poder público municipal também aja”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet