Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

acesso à leitura

Comunidades rurais de MT são contempladas com bibliotecas por meio do Programa Arca das Letras

Foto: Reprodução/Programa CultivAção

Comunidades rurais de MT são contempladas com bibliotecas por meio do Programa Arca das Letras

Comunidades rurais de MT são contempladas com bibliotecas por meio do Programa Arca das Letras

A zona rural do município de Juruena (830 km de Cuiabá), foi contemplada com quatro bibliotecas do Programa Arca das Letras. O projeto irá atender aos agricultores, chacareiros e população em geral com mais de 200 livros de diferentes áreas de conhecimentos. O Programa é realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Programa Petrobras Socioambiental e o Programa CultivAção.

De acordo com o Programa CultivAção, cada biblioteca recebeu mais de 200 livros de áreas como literatura nacional e internacional, infantil e infantojuvenil, romance, gibis, livro técnico e especializado. O objetivo do programa é democratizar o acesso à leitura para a população local.

Leia também
 Mato Grosso recebe R$ 1,2 mi para investir em agroecologia  
Alta Floresta e Paranaíta realizam festival gastronômico com sabores amazônicos

As bibliotecas irão funcionar nos Centros de Inclusão Digital das Comunidades 13 de Maio, Somapar, Vale do Amanhecer e no escritório do CultivAção. Segundo a coordenadora do Projeto CultiAção, Lucinéia Machado, dois agentes de leitura de cada comunidade e dois da equipe do Projeto, foram capacitados quanto aos procedimentos metodológicos em relação aos cuidados com os livros e empréstimos, além de orientar sobre as ações culturais da comunidade.

Programa Arca das Letras

O programa foi criado em 2003, com o objetivo em promover acesso à leituras nas comunidades rurais em todo o Brasil, através de bibliotecas comunitárias. O público alvo do programa é famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet