Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

dicas de cultivo

Considerada uma das principais culturas do país a batata têm rentabilidade favorável ao produtor

Foto: Reprodução/OD

Uma das principais culturas do país, a batata tem rentabilidade favorável ao produtor, porém cuidados no cultivo

Uma das principais culturas do país, a batata tem rentabilidade favorável ao produtor, porém cuidados no cultivo

A batata é hoje umas das principais culturas do país, tanto na preferência como em área cultivadas. O Brasil produz até três milhões de toneladas por ano, de acordo com dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da grande produção, é uma cultura que exige cuidados no cultivo por exigência de solo, porém sua rentabilidade é muito favorável ao produtor. Conheça mais sobre essa leguminosa.

Leia mais
Mato Grosso é líder junto com o Pará em desmatamento na Amazônia Legal

Em sua composição biológica, possui 2,1% de proteínas, é de fácil digestão, porém, sua ingestão exageradas causam flatulência (gases), é rico em potássio e vitamina C.

Seu cultivo destaca na região Sul e Sudeste, com 55% de participação no cultivo da batata, pois suas raízes exigem solos com climas amenas, entre 15°C e 20°C para um bom crescimentos dos frutos. O Centro-oeste é responsável por 3,9 % no cultivo do legume, se destacando mais no estado de Goiás. Anualmente, são cultivas em torno de 170 mil hectares em todo o país.

A batateira exige uma boa luminosidade para um bom crescimento, em regiões com clima quente, pode ser cultivada com sombra parcial. O solo deve ser bem drenado, sem pedras e outros detritos, devem ser fértil e rico em matérias orgânicas e nitrogênios. Sobre irrigação, o solo deve se manter levemente úmido, o excesso de água facilita o surgimento de doença na plantação. A irrigação deve ser suspensa nas duas últimas semanas antes da colheita.

Uma das principais exigências que se deve ter com a batateira é com o excesso do sol, pois os tubérculos produzem clorofila ( uma substância tóxica e prejudicial a saúde humana) ao ser exposta por muito tempo ao calor.

Quanto à colheita, o período apropriado é quando as ramas estão com uma cor amareladas e os tubérculos (as batatas) estão se soltando com facilidade. Caso seja armazenada por um período maior, deve ser deixar secar antes de iniciar a colheita.

No mercado econômico nacional, as batatas costumam ter um rendimento favorável ao custo de produção. De acordo com o Centro de Pesquisa e Economia Aplicada (Cepea), as batatas estavam sendo vendidas a R$ 128 a saca de 50 kg, uma média recorde em comparação a safra do inicio de 2013.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet