Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PERÍODO PROIBITIVO

Construção de aceiros e locais de captação de água ajudam na prevenção de queimadas

Foto: Ilustração

Construção de aceiros e locais de captação de água ajudam na prevenção de queimadas
A construção e manutenção de aceiros são algumas medidas de prevenção as queimadas em propriedades rurais. No próximo dia 15 de julho começa em Mato Grosso o período de proibição das queimadas em zona rural e urbana.

Até o dia 6 de julho, Mato Grosso liderava o volume de focos de calor sendo responsável por 26,1% dos 20.316 das queimadas registradas no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Está, também, em Mato Grosso o município com o maior registro de focos do país: Nova Maringá com 434 focos.

Leia também
Mato Grosso lidera focos de queimadas em 2014 com 26,1% dos casos do país; Tocantins é o segundo
Período de proibição das queimadas começa dia 15 de julho

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a construção e manutenção de aceiros é uma das técnicas que podem ser adotadas no campo para prevenir a ocorrência de incêndios. Os aceiros podem ser naturais ou construídos.

“O aceiro é uma faixa livre de vegetação, onde o solo fica descoberto. Cabe ao produtor fazer a manutenção anual dos aceiros naturais que podem ser estradas ou cursos d’água ou construir aceiros artificiais, principalmente nas proximidades de reservas legais e de áreas de pastagem”, explica a de meio ambiente da Famato, Lucélia Avi.

A analista salienta que a largura das faixas de aceiros depende do tipo de material combustível (mato, árvores, entre outros), da localização e das condições climáticas para o período. “Os aceiros são extremamente úteis para impedir a propagação do fogo, além disso, servem como meio de acesso e de pontos de apoio para combater os focos de incêndio”.

Outras opções

A construção de locais de captação de água é outra opção de prevenção. “O reflorestamento de pequenos cursos de água formando açudes é essencial para obtenção de água em caso de incêndios, já que muitas áreas ficam distantes das sedes das propriedades e de rios. Ter um ponto de captação de água por perto facilita o combate ao fogo”, diz a analista da Famato.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet