Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

AVANÇO

Convênio permite celeridade para diagnóstico do Mormo no Estado

Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT

Convênio permite celeridade para diagnóstico do Mormo no Estado
Com um aporte estimado em R$ 100 mil o laboratório de analises clínicas veterinárias de Poconé será ampliado, permitindo assim celeridade para diagnóstico da presença do Mormo em cavalos em Mato Grosso. Em 2014 casos da doença começaram a ser verificados em maio, quando na ocasião um caso foi confirmado e outros 10 eram investigados em cinco cidades.

O recurso para a ampliação do laboratório de Poconé é proveniente de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o Sindicado Rural de Cuiabá e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro.

Leia também
Mormo equino é confirmado em Mato Grosso e outros 10 casos são analisados
Mormo em equino é confirmada e Indea-MT muda regras de participação de animais em eventos

Segundo a Sedraf, Mato Grosso com este termo de cooperação entre a Secretaria e as duas entidades torna-se o primeiro Estado do Centro-Oeste a realizar exames de detecção do Mormo, uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia, que pode, inclusive, ser transmitida ao ser humano.

Conforme o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro, Antonio Henrique Teixeira, com o investimento será possível ter o resultado da enfermidade mais rápido e com custo mais acessíveis, pois até então era preciso encaminhar amostras para laboratórios em São Paulo.

Para o secretário da Sedraf, Luiz Carlos Alécio, o controle da saúde animal é necessário e que em Mato Grosso a criação de cavalo pantaneiro contribui para a agricultura familiar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet