Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

RODA MUNDO

De volta a Rondonópolis, ministro explica declaração e garante ferrovia até Cuiabá

24 Out 2014 - 09:34

Da Redação - Raoni Ricci e Ronaldo Pacheco

Foto: Agência Câmara

De volta a Rondonópolis, ministro explica declaração e garante ferrovia até Cuiabá
No final de agosto deste ano, quando esteve em Rondonópolis para visitar as obras de duplicação da BR 163/364, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, afirmou que a chegada da ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá não estava no rol de prioridades instantâneas do governo federal. A declaração gerou um impacto negativo na capital e virou tema de programas eleitorais. Ontem (23), retornando ao terceiro maior colégio eleitoral do estado, Passos refez seu discurso e garantiu que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai levar os trilhos até os cuiabanos. 

Leia também
Ministro dos Transportes afirma que ferrovia até Cuiabá não é prioridade

“Quando eu estive aqui eu tive a oportunidade de assinalar que a infraestrutura de transportes, sobretudo a ferroviária, é muito importante e estratégica. Disse que já temos identificados grandes fluxos de produção que precisavam ser escoados, e escoados em condições mais favoráveis, com a prática de fretes mais baratos. Ao mesmo tempo eu disse que a ferrovia chegará sim até Cuiabá, é um assunto de interesse de Estado. Já estamos chamando o setor privado para suprir essa necessidade. Ninguém tem dúvida que a ferrovia chegará à Cuiabá”, afirmou Paulo Passos.

Antes, o ministro havia afirmado que ‘no futuro, vislumbrava objetivamente a possiblidade dessa ferrovia chegar a Cuiabá, mas que o governo tinha que priorizar as áreas que estão a demandar e já evidenciam grandes fluxos, grandes volumes de cargas’. Para reverter a polêmica, os principais coordenadores da campanha de Dilma em Mato Grosso, Fagundes e o minsitro da Agricultura, Nergi Geller (PMDB), também cravam a chegada dos trilhos a cidade do maior idealizador da ferrovia, Vuolo. 


"Isso é assunto vencido: os trilhos vão chegar a Cuiabá. Maldosamente alguns adversários utilizam de subterfúgios para tentar confundir o eleitorado”, observou Geller, durante entrevista a um programa noturno da TV Pantanal (Canal 22), nesta quinta-feira.

O presidente regional do PT, William Sampaio, tem intensifcado a conversava com dirigentes partidários, prefeitos e vereadores, explicando que Mato Grosso é estratégico para o governo Dilma e  também garantiu a chegada da Ferronorte até Cuiabá, lembrando que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vem realizando estudos de viabilidade técnica e econômica, porque o governo federal deseja a chegada dos trilhos até à Capital.

Sob coordenação de Fagundes, o Partido dos Trabalhadores busca sua primeira vitória para a presidência em Mato Grosso. Nem mesmo Lula, no auge, consegui vencer no Estado recordista em produção agropecuária.

Obras 

Paulo Passos  visitou as obras de duplicação da BR 163/364 entre Rondonópolis e Jaciara (60 km), onde 11 km já estão pavimentados e outros 11 devem ficar prontos até o final do ano. Além do trecho entre Rondonópolis e Jaciara, também estão sendo duplicados 70 km entre Jaciara e a Serra de São Vicente e 45 entre a Serra de São Vicente e Cuiabá. Já entre Cuiabá e Rosário Oeste, a licitação deve ser retomada em novembro e o trecho de 45 km entre Rosário Oeste e o Posto Gil deve ser entregue em dezembro.

Ainda na BR-163, ele visitou as obras de duplicação que estão sob responsabilidade da Rota do Oeste (Odebrecht Transport), entre Rondonópolis e o terminal de cargas da Ferrovia Vicente Vuolo (sob responsabilidade da América Latina Logística), num total de 23 km.

Paulo Sérgio Passos também falou sobre as obras de pavimentação da BR-158 e da BR-242, também em Mato Grosso, além do Contorno Norte de Cuiabá, cuja retomada da licitação deve se dar em novembro deste ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet