Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

minhoca gigante

Dema apreende 45 quilos de minhocuçu e prende quatro pessoas por crime ambiental em Cuiabá

Foto: Reprodução/Ilustração

Dema apreende 45 quilos de minhocuçu e prende quatro pessoas por crime ambiental em Cuiabá

Dema apreende 45 quilos de minhocuçu e prende quatro pessoas por crime ambiental em Cuiabá

Foram apreendidos 45 quilos de minhocuçu em quatros pontos de comercialização localizados na Rodovia Palmiro Paes de Barros, em Cuiabá. A ação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Policia Civil, resultou também na prisão de quatros pessoas que irão responder por crime ambiental. Os suspeitos compravam por R$ 40 o quilo do minhocuçu e revendiam por R$ 80.

Leia também
Produtividade do milho de MT é 46,5% menor que a dos EUA

O minhocuçu, conhecido como minhoca gigante e pode chegar até 60 cm. Sua venda é proibida por lei. A operação foi iniciada nesta quinta-feira (31) e fiscalizou oito locais com mandado de busca e apreensão como chácaras, comércios e barracas. O animal é utilizado para pesca predatória.

Segundo o delegado responsável pela operação, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, os caçadores dos minhocuçu destruíam propriedades a procura do animal para vender, deixando muitos prejuízos para donos de chácaras na região.

Os quatros suspeitos presos pela Delegacia do Meio Ambiente, não tiveram a identidade revelada, porém irão responder pelo crime prescrito no artigo 29 da Lei nº 9.605/98. Os animais apreendidos foram encaminhados à Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Minhocuçu

O minhocuçu é considerado um animal silvestre que vivem no solo, seu comprimento pode chegar a 60 centímetro de comprimento e até 1,5 cm diâmetro. É muito importante para o solo, pois produz grande volume de matéria orgânica natural. Sua cor geralmente é preta, mas às vezes pode ficar avermelhada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet