Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

fim do mês

Demora na aprovação de projetos na Sema prejudicam safra de madeira em Mato Grosso

Foto: Assessoria Cipem

Demora na aprovação de projetos na Sema prejudicam safra de madeira em Mato Grosso
A safra de madeira em Mato Grosso começa dentro de 30 dias e o setor madeireiro ainda não recebeu a aprovação de Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs) referentes a 2015 por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo o setor da base florestal mato-grossense, o setor "se vê a beira de um colapso".

Na última sexta-feira, 27 de fevereiro, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, e presidentes de oito sindicatos do setor madeireiro reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e os deputados estaduais Romoaldo Júnior e Oscar Bezerra, para expor as dificuldade presenciadas.

Leia mais:
Setor florestal de Mato Grosso pede regras claras para Portaria 443 para ministra do Meio Ambiente
Estudo realizado em Sinop comprova mitigação de gases de efeito estufa pela ILPF

Os deputados demonstraram preocupação se colocando à disposição do setor florestal que representa a 4ª economia no estado e contribui na geração de emprego e tributos para os cofres públicos, não podendo ficar prejudicado pela falta de gestão da Secretaria”, declara o presidente do Cipem, Geraldo Bento.

Conforme Geraldo Bento, Mato Grosso está há 30 dias do início da safra da madeira e até o momento não houve a aprovação de Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs) em 2015.

Durante o encontro com a base florestal o deputado estadual Guilherme Maluf frisou que o setor é importante para a geração de receita em Mato Grosso e que a Assembleia Legislativa irá auxiliar o segmento buscando intermediar uma conversa entre o setor e o Governo de Mato Grosso.

Segundo o deputado estadual Romoaldo Júnior, a base florestal é mais uma vez penalizada com a situação da Sema, principalmente com as exonerações registradas desde janeiro.

Os madeireiros levantaram ainda para a Assembleia Legislativa a questão da retomada da identificação da madeira no Estado, ação realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e que gera prejuízos ao segmento, tornando a madeira mato-grossense menos competitiva, visto o Estado ser o único com potencial florestal a realizar e pagar por esse tipo de serviço.

De acordo com o Cipem uma reunião na quarta-feira (04) com a secretária de Meio Ambiente, Ana Peterlini, está agendada para apresentar os questionamentos e demandas do segmento. A reunião será na Assembleia Legislativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet