Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Depois da visita da China, Agricultura negocia com a Índia e Europa

Na mesma semana em que engatilhou ampliação de 7% no valor das exportações de carne bovina ainda para este ano com a reabertura do mercado chinês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém negociações com a Índia. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) prevê avança na cooperação comercial após encontro com o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, em Brasília.

De acordo com a ministra, o Brasil pretende se aproximar cada vez mais dos Brics (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a fim de melhorar o desempenho comercial e harmonizar normas sanitárias. Diferente da China, a Índia é concorrente do Brasil na exportação de carne vermelha.

Durante a reunião, o embaixador e a ministra deram início às conversas sobre uma parceria entre a Embrapa e institutos de pesquisa indianos para estudo em conjunto sobre biotecnologia. A iniciativa foi elogiada pelo embaixador, que informou que transmitirá a intenção do Brasil ao Ministério da Agricultura.

“O conhecimento não pode ter fronteiras. Temos todo interesse em dividir conhecimento e tecnologia da nossa Embrapa, que nos enche de orgulho. Queremos cooperar com as nações e absorver as coisas boas dos outros países”, disse Kátia Abreu. “Ficamos muito felizes em ouvir isso”, respondeu Sunil Kumar Lal.

O embaixador e a ministra trataram também da possibilidade de se ampliar o acordo de preferência tarifária entre os dois países. Atualmente, apenas o couro possui tarifa zero para importação pelo Brasil.

O embaixador ainda convidou Kátia Abreu a visitar a Índia este ano para se reunir com o ministro da Agricultura daquele país. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, também participou da reunião.

Europa

Nesta sexta-feira (22) Abreu saiu em viagem para a Europa, onde inicia extensa agenda oficial em vários países. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União de hoje, a ministra ficará afastada do país para esses eventos até o dia 31 de maio.

O documento informa que, em Paris, na França, a ministra vai proferir discurso na abertura da 83ª Sessão Geral da Organização Mundial da Saúde Animal e participar de reuniões com o ministro da Agricultura da França e com autoridades daquela Organização. Em Bruxelas, na Bélgica, Kátia vai discursar na sessão plenária do Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu, participar de seminário para empresários europeus e participar de reuniões com os Comissários Europeus para Saúde e a Segurança Alimentar e para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural.

Kátia também irá a Genebra, na Suíça, para discutir com dirigentes e representantes da Organização Mundial do Comércio (OMC) os principais elementos de interesse do Brasil para negociação multilateral no contexto da Rodada de Doha e tratar de questões sanitárias e fitossanitárias de relevância para o agronegócio nacional.

A ministra ainda viajará para Londres, Inglaterra, onde fará palestra para empresários britânicos e participará de reunião com a secretária de Estado do Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet