Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Futuros produtores

Desafio de MT é elevar produção e promover a conservação de recursos ambientais, afirma Monsanto

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Projeto Futuros Produtores do Brasil, da Famato, é um dos projetos que a Monsanto apoia em Mato Grosso

Projeto Futuros Produtores do Brasil, da Famato, é um dos projetos que a Monsanto apoia em Mato Grosso

Mato Grosso é um Estado de desafios e entre eles está o de elevar a produção agrícola, em especial, ao mesmo tempo em que a conservação e a recuperação dos recursos naturais devem ser realizados. As projeções e cuidados devem ser priorizados desde o início da carreira no setor produtivo. Projetos como o Futuros Produtores do Brasil, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) asseguram não apenas um avanço para o setor com a sucessão nos negócios, mas também em um avanço de conhecimento e tecnologia para o próprio segmento.

Famato está preocupada com a continuidade do agronegócio, segundo o diretor executivo, Walter Valverde. Tanto que as duas turmas hoje existentes do projeto Futuros Produtores do Brasil estão tendo oportunidade de conferir de perto como funciona uma sucessão familiar. Em julho, por exemplo, a turma 2 do projeto (que entrou em 2014) teve a oportunidade de conhecer um case de sucesso que é a Fazenda Gamada, de propriedade do produto Mário Wolf, em Nova Canaã do Norte, aonde são praticadas a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Lá pai e filho tocam juntos há oito anos a administração dos negócios, que incluem ainda uma indústria de ração.

Leia também
Administrar o negócio é mais difícil que suceder, frisam produtores e empresários; Veja fotos
iLPF instiga jovens de programa voltado para a gestão familiar no campo; Veja fotos

"O que queremos é contribuir para a preparação destes jovens para que eles possam vir a dar continuidade no crescimento do setor, assim como seus familiares fazem, que é o mais importante, hoje, da economia mato-grossense", declarou Valverde durante a visita à Fazenda Gamada.

A continuidade do setor produtivo é um dos pontos priorizados pela Monsanto, patrocinadora do projeto Futuros Produtores do Brasil. "A Monsanto é parceira do produtor rural para ajudá-lo a resolver seus principais desafios, como aumento de produtividade, adequação ambiental, uso correto das melhores tecnologias, governança do negócio e plano de sucessão nos negócios. Em Mato Grosso, alguns dos principais desafios são o aumento de produção ao mesmo tempo em que se promove a conservação e a recuperação dos recursos naturais do estado", conforme a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto, Daniela Mariuzzo.

Além do Futuros Produtores do Brasil, a Monsanto, de acordo com Mariuzzo, realiza outros cinco programas/projetos de responsabilidade social, bem como outros itinerantes. “Ao saber da importância da iniciativa realizada em 2013, a Monsanto decidiu patrocinar a edição de 2014 por acreditar que o programa poderá fazer diferença no futuro da atividade em nível regional e nacional”, comenta a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto sobre o início da parceria com a Famato quanto ao projeto com os futuros produtores.

Mariuzzo explica que além de patrocinar o projeto da Famato com os jovens, ela ainda designa funcionários locais da multinacional para acompanhar as visitas de campo, para que desta forma haja uma interação e troca de conhecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet