Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

VOLTA A LÍDERAR

Desmatamento cresce 152% em Mato Grosso após dois anos de queda

Foto: Sema-MT/Ilustração

Desmatamento cresce 152% em Mato Grosso após dois anos de queda
Mato Grosso registrou um aumento de 152% de desmatamento no comparativo de agosto de 2014 a julho de 2015 com agosto de 2013 a julho de 2014. O estado registrou no atual calendário de monitoramento por satélite 1.036 quilômetros quadrados de desmatamento, contra 411 do período anterior. Dados do Instituto do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) revela que Mato Grosso voltou a liberar o ranking de desmatamento da Amazônia Legal.

Segundo o Imazon, Mato Grosso foi responsável por 31% do desmate da Amazônia Legal entre agosto de 2014 e julho de 2015. Juntos os oito estados que compõe a Amazônia Legal abriram 3.322 quilômetros quadrados, um aumento de 63% em relação ao período anterior de 2.044 quilômetros quadrados.

O Pará é o vice-líder com 732 quilômetros quadrados, seguido de Rondônia com 704 quilômetros quadrados, Amazonas com 582, Roraima com 135, Acre com 126, Amapá com 4 quilômetros quadrados e Tocantins com 3 quilômetros quadrados.

Leia mais:
Áreas não apropriadas para agropecuária são ideias para cultivo de florestas plantadas, diz Maggi
Comissão no Senado aprova anistia a agricultor de baixa renda por crime ambiental

Segundo o Imazon, o Pará reduziu em 14% o desmate e Tocantins 86%. Rondônia elevou em 165%.

De acordo com o Instituto Centro Vida (ICV), 61% do total acumulado de áreas abertas (desmatamento) no último ano em Mato Grosso ocorreu em imóveis rurais não cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM). O ICV destaca que é uma tendência que se repete, uma vez que entre agosto de 2013 e julho de 2014 o total nessa categoria fundiária foi de 62%.

Conforme a diretora-adjunta do ICV, Alice Thuault, os números de Mato Grosso revelam a existência de um grande desafio que é a necessidade de reforçar ações em nível municipal, em especial em Colniza, onde análise feita pelo ICV mostra que o município localizado na região Noroeste do estado registrou 204% de aumento no desmate em relação aos últimos dois períodos, totalizando 171 quilômetros quadrados de retirada da floresta, o que representa 17% do total detectado em Mato Grosso no estudo do Imazon.

“Já está provado que não é necessário mais desmatar para produzir. Mato Grosso, como maior produtor de grãos e maior rebanho bovino do Brasil, precisa assumir esse compromisso e empenhar esforços para zerar o desmatamento”, frisa a diretora do ICV.

Segundo o ICV, o ranking estadual dos municípios que mais desmataram é composto ainda por Feliz Natal (84 km²) e Juína (62 km²).

Confira o levantamento do Imazon aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet