Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

MUDANÇAS

Vazio sanitário será de 138 dias em Mato Grosso; Plantio de soja safrinha está proibido

Foto: Wanderlei Dias Guerra/MAPA

Vazio sanitário será de 138 dias em Mato Grosso; Plantio de soja safrinha está proibido
O vazio sanitário da soja sofreu mudanças novamente e voltou a ser de 1º de maio a 15 de setembro, revogando a Instrução Normativa nº 011/2014 de 30 de dezembro de 2014. A alteração do período proibitivo da existência de plantas da soja em área rural e urbana foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (10), por meio da Instrução Normativa Conjunta nº 01/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). A medida traz ainda a proibição do plantio de soja safrinha.

O novo período do vazio sanitário vem de encontro com a Instrução Normativa Conjunta nº 007/2014, assinada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e pela Secretaria de Agricultura do Estado (Sedraf-MT) em 17 de outubro.

Leia mais:
Período do vazio sanitário da soja muda novamente; Vigência é de 122 dias
Vazio sanitário da soja passa a ser de 137 dias em Mato Grosso

De acordo com a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2015, a ampliação para 138 dias do vazio sanitário levou em consideração as condições de clima e tipo de solo de Mato Grosso. A alteração foi realizada com base em orientações da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT) e notas técnicas de Instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação MT.

A Instrução Normativa revela ainda a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um plano de controle que será executado nas lavouras semeadas entre os dias 15 e 30 de setembro.

O vazio sanitário da soja e a proibição da safrinha de soja visam minimizar a incidência de ferrugem asiática em Mato Grosso. Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, que mede o volume de incidências da doença nas lavouras de soja, em Mato Grosso foram registrados 31 focos de ferrugem asiática até o momento, enquanto na safra passada haviam sido 61 casos, até o mês de fevereiro. A redução dos focos da doença é decorrente, principalmente, à falta de chuva nas lavouras nesta safra 2014/2015.

A reportagem do Agro Olhar entrou em contato com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e esta informou estar analisando a nova Instrução Normativa.

Confira no Diário Oficial do Estado (página 46) a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2015 da Sedec, Seaf e Indea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet