Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Congresso Agronomia

Diretor da Andef diz que aprovação de defensivos caminha em ritmo contrário à agricultura no Brasil

21 Nov 2013 - 16:32

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Diretor da Andef diz que aprovação de defensivos caminha em ritmo contrário à agricultura no Brasil
Enquanto a agricultura brasileira tem crescido a passos largos na última década, a aprovação de produtos de combate a pragas e plantas daninhas tem caminhado no ritmo contrário e decresceu nos últimos anos, segundo analisou Eduardo Doher, diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Durante palestra nesta quarta-feira (21) no XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em Cuiabá, ele apresentou gráficos que mostram esse paradoxo e criticou a burocracia brasileira para aprovação de novas moléculas.

Leia mais:
Governo federal declara emergência fitossanitária em Mato Grosso
Presidente da Aprosoja critica burocracia do governo para liberar defensivos contra lagarta

Segundo Doher, hoje a fila nacional para aprovação e registro de um produto é em média de 11,7 anos, considerado um absurdo por todo o setor e uma grande luta da agricultura. “Temos deficiências para combater uma alta incidência de pragas”, disse ele, exemplificando com o ataque inédito e recente da Helicoverpa armígera nas lavouras de todo o país.

Para o controle de pragas na agricultura, ele diz serem necessárias algumas medidas, como a rotação de culturas, manejo integrado de pragas, vazio sanitário, áreas de refúgio e rotação de ingredientes ativos.

“Acontece que o mercado brasileiro não permite a entrada de tantos produtos que sejam suficientes para aplicação correta da rotação de ingredientes ativos”, reclama o diretor da Andef.

Ele ressalta que o uso de defensivos é imprescindível para o bom desenvolvimento agrícola, sobretudo por conta do clima tropical, que aumenta muito a incidência e desenvolvimento de pragas, e de o Brasil, segundo ele, ter uma “barreira sanitária muito porosa”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet