Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

confiança no mercado

Dívidas de pessoas jurídicas aumentaram 7,11%, de acordo com indicador do SPC

Foto: Reprodução/Ilustração

Dívidas de pessoas jurídicas aumentaram 7,11%, de acordo com indicador do SPC

Dívidas de pessoas jurídicas aumentaram 7,11%, de acordo com indicador do SPC

As dívidas das empresas brasileiras tiveram um aumento de 7,11% no mês de julho em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo o indicador lançado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgado nesta quarta-feira (27), as dívidas nos setores de bancos, comércio e da indústria foram as que mais contribuíram para a alta nos atrasos do pagamento de contas. No Centro-Oeste, a dívida da pessoa jurídica foi de 4,6%.

De acordo com o SPC, as empresas estão com mais dificuldades em pagar suas contas, apesar da leve desaceleração em relação à alta de junho, que foi de 7,80%. Para a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o atual cenário de estagnação da economia e custo maiores impactaram o fluxo de caixa das empresas. Para ela, o aumento do custo dos financiamentos com juros elevados, inflação no limite da meta e ambiente de baixa atividade econômica estão dificultando à situação financeira das empresas.

Leia também 
Prêmio de abertura do Pepro chega a R$ 0,0590 em Mato Grosso 
Diária na Copa chega a R$ 1,7 mil em Cuiabá e taxa de ocupação foi a mesma de 2013, aponta pesquisa

Um dos fatores que influenciaram no aumento das dívidas das empresas foram a piora da confiança do consumidor e o crescimento da inadimplência da pessoa física no mercado.

Em comparação da dívida das pessoas jurídicas por região o Nordeste apresentou o maior crescimento de inadimplentes com 9,2%, seguido pela região Norte com 6,9% e Sudeste com 6,3%. O Centro-Oeste apresentou um aumento de 4,6% das inadimplências e a região Sul com 4,0%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet