Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

ESTADOS UNIDOS: Economia do país ganha impulso, aponta Conference Board

O índice composto de indicadores antecedentes da economia dos EUA registrou em março o maior aumento dos últimos quatro meses, um sinal de que a expansão econômica se fortalecerá após um inverno rigoroso. O índice do Conference Board, que busca traçar um panorama do desempenho da economia nos próximos três a seis meses, subiu 0,8%, após um ganho de 0,5% em fevereiro, informou nesta segunda-feira (21/04) o instituto privado de pesquisas econômicas com sede em Nova York. A mediana das previsões de 42 economistas consultados pela Bloomberg apontava um avanço de 0,7%.

Gastos das famílias- Os aumentos continuados no mercado de trabalho, a melhora do ânimo do consumidor e o fortalecimento da demanda estão impulsionando os gastos das famílias, que passaram os últimos cinco anos colocando suas contas em ordem. Olhando para o futuro, os americanos precisarão de ganhos salariais maiores para prolongar um recente aumento nos gastos, que representam 70% da economia.

Impulso - "A economia está ganhando impulso após um início lento e um primeiro trimestre muito fraco", disse Stuart Hoffman, economista-chefe da PNC Financial Services Group Inc., em entrevista antes do relatório. "Definitivamente, há mais indicadores subindo do que caindo."

Indicadores - Seis dos dez indicadores do índice contribuíram para o aumento no mês passado, liderado pela diferença entre taxas de juros de curto e longo prazos, uma queda no desemprego e um incremento na duração da semana de trabalho nas fábricas. "A economia está se recuperando do clima inclemente em todo o país e o fortalecimento do mercado de trabalho está começando a ter um impacto positivo sobre o crescimento", disse Ken Goldstein, economista do Conference Board, em um comunicado. "No geral, este é um relatório otimista, mas o foco continuará sendo o de confirmar se a melhora no mercado de trabalho pode ser sustentada, impulsionando um desempenho econômico mais forte ao longo dos próximos meses."
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet