Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

CIRCUITO APROSOJA

Economia brasileira está em crise e produtores fazem milagre, afirmam especialistas; Veja foto

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Economia brasileira está em crise e produtores fazem milagre, afirmam especialistas; Veja foto
O Brasil vive uma crise econômica e precisa-se rever a macroeconomia e o microgerenciamento do país. A afirmação é de especialistas econômicos, que salientam que o setor produtivo nacional, mais precisamente o mato-grossense, faz “milagre” com uma produção crescente e uma logística que impede a competitividade. A situação do Brasil foi discutida nesta noite durante o lançamento do 9º Circuito Aprosoja no painel "O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: Análises e Tendências".

O evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), na noite desta quinta-feira (31). O painel foi mediado pelo fundador e sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, e contou com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, do colunista da Folha de S.Paulo, Samuel de Abreu Pessôa, e do PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Eduardo Giannetti. Os três representaram os principais candidatos às eleições presidenciais que ocorre em outubro.

Leia também
Produtividade do milho de MT é 46,5% menor que a dos EUA
Trecho que liga Sinop ao estado do Pará está entre as preferências das propostas do PIL

Conforme o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, o evento atendeu a expectativa de publico em sua abertura. Cerca de 600 pessoas entre produtores, autoridades, estudantes e demais segmentos ligados ao agronegócio marcaram presença no Cenarium Rural.

“Queremos ouvir as propostas dos presidenciáveis e ao mesmo tempo apresentar as nossas”, pontua Tomczyk.

Na opinião do diretor do Agroconsult, André Pêssoa, o cenário para 2015 no agronegócio não é muito animador, dependendo inclusive do andamento da safra de soja nos Estados Unidos. “Poderemos ter preços baixos, o que pode impactar no planejamento da próxima safra, em especial do milho”.

Momento difícil

Segundo o economista Eduardo Giannetti, o Brasil está vivendo um momento econômico difícil. “Tivemos piora no ambiente mundial, mas o Brasil piorou mais. Falta uma política econômica. O governo partiu para um microgerenciamento. A inflação acomodou. O agronegócio demanda logística. Perde-se competitividade devido a deficiência em logística”.

O colunista da Folha de S.Paulo, Samuel de Abreu Pessôa, revelou ao Agro Olhar que se não houver um novo aumento no preço da gasolina a inflação deverá fechar em 6,5% em 2014. “Não crescem nem 1% a economia neste ano. O empresariado não consegue mais planejar”.

De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, eventos como este servem para discutir o presente e o futuro. “E é isso o que viemos fazer aqui no lançamento do 9º Circuito Aprosoja. Discussões como está geram discussões. Muitas coisas estão ocorrendo em decorrência à organização do setor produtivo. O setor está organizado e sabe cobrar”, declarou o ministro.

Presente no evento o governador de Mato Grosso Silval Barbosa declarou que o Estado está bem representado em Brasília (DF) com Neri Geller e Seneri Paludo, que assumiu em abril a Secretaria de Políticas Agrícolas, no Mapa. “Nossos produtores são heróis que fazem a diferença e são reconhecidos no Brasil todo. Consegue-se produzir cada vez mais diante dos nossos problemas. Hoje, os maiores problemas de Mato Grosso são a logística e as garantias aos produtores”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet