Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

nesta terça-feira

Empaer comemora 51 anos e realiza Feira da Agricultura Familiar

Foto: Andréa Lobo/Gcom-MT

Empaer comemora 51 anos e realiza Feira da Agricultura Familiar
Pequenos produtores de Mato Grosso irão expor seus produtos na Feira da Agricultura Familiar nesta terça-feira, 15 de setembro. O evento faz parte da comemoração dos 51 anos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Em 2015 a expectativa do órgão é atender 50 mil agricultores familiares.

Mato Grosso possui mais de 104 mil famílias desempenhado a atividade da agricultura familiar.

A Feira da Agricultura Familiar será realizada, segundo a Empaer, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo. Além de mostrar o trabalho desenvolvido pela Pesquisa e Assistência Técnica da Empaer, uma palestra será realizada sobre a importância da Agricultura Familiar no estado.

Leia mais:
Projeto com apoio da Petrobras promove conservação de áreas degradadas no Vale do Araguaia

De acordo com o presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, o órgão está presente em 122 municípios e possui uma estrutura de 144 unidades operativas distribuídas entre o escritório central em Cuiabá, 124 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros de geração e difusão de tecnologia, um núcleo de laboratório, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas e uma estação experimental de piscicultura.

No ano de 2014 foram atendidos pela Empaer cerca de 30 mil agricultores familiares e a expectativa para 2015 é atingir 50 mil. A empresa possui hoje 586 servidores.

Entre as pesquisas realizadas nestes 51 anos conseguiu-se trazer inovações com o melhoramento vegetal de cultivares como arroz, feijão, mandioca, amendoim, banana, abacaxi, trigo, maracujá, flores tropicais, entre outras.

As pesquisas desempenhadas pela Empaer englobam ainda a busca por cultivares eficientes ao uso de fertilizantes, utilização de bactérias para fixação de nitrogênio, resistência à pragas e doenças, reduzindo o custo de produção e contaminação ambiental.

“Neste mais de meio século de existência, a Empaer teve um papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando para gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável com prioridade à agricultura familiar”, destaca Layr Mota da Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet