Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

SINAL VERMELHO

Especialistas alertam para pressão do bicudo nas lavouras de algodão

Foto: Reprodução/Ampa

Especialistas alertam para pressão do bicudo nas lavouras de algodão
Os produtores de algodão em Mato Grosso ligaram o sinal vermelho para o bicudo-do-algodoeiro neste início de safra 2014/2015 do algodão. O Estado até a semana passada havia semeado 49,4% dos 568,4 mil hectares destinados a cultura.

De acordo com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), tem-se registrado neste início de safra elevada captura de bicudos adultos em armadilhas instaladas nos sete núcleos regionais de produção de algodão em Mato Grosso.

O entomologista do IMAmt, Eduardo Barros, explica que nesta época o normal é de baixa infestação da praga, contudo na safra 2014/2015 está se vendo uma pressão grande desde o início dela. Ele comenta, ainda, que os produtores estão sendo alertados "importância das ações iniciais de controle da praga".

Leia mais:
Semeadura do algodão chega a quase 50% da área em Mato Grosso
Restos de algodão em lavouras são chamariz para bicudo; Aplicações chegam a 15

"Se o controle e o monitoramento nos talhões não forem rigorosos e efetivos, neste primeiro momento, o produtor tem alto risco de ter o bicudo fora de controle, causando prejuízos severos às lavouras", frisa o entomologista do IMAmt.

O bicudo está presente nas lavouras brasileiras desde os anos 1990 e a preocupação com a praga passou a ter sinal vermelho com a praga a partir da safra 2012/2013 em Mato Grosso, através de monitoramento com armadilhas sob a responsabilidade dos assessores técnicos regionais (ATRs) e pesquisadores.

O último Informativo SAP-e Bicudo/IMAmt e relatório entregues para a Associação Mato-grossense dos Produtores de algodão (Ampa) apresentou grande volume de besouros (bicudo) capturados em especial nos Núcleos Regionais Sul (região da Serra da Petrovina), Centro Leste (região de Primavera do Leste) e Centro (região de Campo Verde). Porém, a situação se estende ainda aos Núcleos Regionais Noroeste (região de Sapezal), Médio Norte (região de Campo Novo do Parecis), Norte (região de Sorriso) e Centro Norte (região de Lucas do Rio Verde).

"Temos uma média acima de 10 B.A.S (bicudos por armadilha por semana) nos núcleos Sul, Centro e Centro Leste, sendo que o índice acima de 2 indivíduos por armadilha já coloca a lavoura em alerta vermelho", diz o assessor técnico da Regional Centro e responsável pelo projeto de controle de bicudo do IMAmt, que tem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Renato Tachinardi.

Mato Grosso é hoje responsável por cerca de 60% do algodão produzido no Brasil. "O produtor de algodão deve ficar muito atento às lavouras e seguir rigorosamente as recomendações da pesquisa", aconselha o presidente da Ampa, Gustavo Piccoli.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet