Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

CONTROLE BIOLÓGICO

Estudo com ‘micro-vespa’ em lavouras será realizado em Campo Verde

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Estudo com ‘micro-vespa’ em lavouras será realizado em Campo Verde
Estudo com ‘micro-vespa’ para o combate de lagartas em lavouras, principalmente de soja, será realizado em Campo Verde. O combate às pragas com controle biológico visa atingir os ovos das lagartas. Na safra 2014/2015 Mato Grosso registrou ataques de lagarta do cartucho no milho e lagarta falsa medideira na soja.

O estudo será realizado através de aplicação aérea do controle biológico (micro-vespa). Segundo o sócio fundador e diretor geral da Promip – Manejo Integrado de Pragas, Marcelo Poletti, ainda não em quantas propriedades em Campo Verde o estudo será realizado. “Há potencial para atender inicialmente 10 mil hectares. Avaliaremos o método e o manejo realizado na propriedade com a inserção do controle biológico”, comentou em entrevista para o Agro Olhar.

Leia mais:
Emissão de APF representou 42% da demanda de LAU emitida pela Sema em 2015
Mato Grosso chega perto de 100% do rebanho bovino vacinado em maio

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, Marcelo Poletti ministrou em Campo Verde uma palestra sobre controle biológico de pragas na soja.

“A utilização de controle biológico na lavoura é uma alternativa a mais para o controle das pragas. Os produtores possuem interesse neste sistema”, comentou o sócio fundador e diretor geral da Promip.

O especialista explica que a ‘micro-vespa’ será liberada na lavoura e esta tem como papel identificar os ovos das pragas, no caso as lagartas, e realizar o controle biológico, que consiste na ‘micro-vespa’ depositar seus ovos dentro do hospedeiro (ovo da praga). Segundo Marcelo Poletti, após isso a praga tem seu desenvolvimento interrompido gradualmente, nascendo em seu lugar um novo parasitoide (nova vespinha adulta).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet