Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Logística

reivindicações

Expedição do Governo pelo Xingu ouve demandas debaixo de chuva e em meio a lamaçal; veja fotos

Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT

Expedição do Governo pelo Xingu ouve demandas debaixo de chuva e em meio a lamaçal; veja fotos
Em meio à chuva e lama o governo de Mato Grosso percorreu no final de semana cerca de mil quilômetros entre Matupá e Santa Cruz do Xingu, onde diversas demandas foram ouvidas. Entre as 'reivindicações' dos moradores do trecho percorrido estão dificuldade em acesso aos serviços públicos e o escoamento da produção agropecuária da região.

A comitiva foi composta, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), por diversos secretários de Estado, deputados, prefeitos e autoridades de Mato Grosso. Entre os mil quilômetros percorridos foram encontradas péssimas condições de trafegabilidade de veículos, como buracos, pontes de madeira deterioradas, lamaçais e atoleiros.

Leia mais:
Governo de Mato Grosso percorrerá Nortão e Xingu para conhecer realidade das estradas
Governo fará programa para que prefeituras e associações tomem conta das rodovias; veja fotos

De acordo com a Sinfra, a Expedição teve como objetivo mapear a situação das rodovias estaduais que liga o Nortão e o Xingu mato-grossense. “Vamos nos empenhar para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos mato-grossenses que vivem nesses municípios. E para cada caso haverá uma solução específica, sempre priorizando as soluções logísticas estruturantes e que tragam um maior respaldo ao social”, declara o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

O secretário de Infraestrutura e Logística ressalta que o governo de Mato Grosso buscará recursos financeiros para pavimentar um trecho de aproximadamente 12 quilômetros entre Matupá e o Distrito de União do Norte, onde vivem mais de 10 mil habitantes e hoje é estrada de chão

De acordo com o Gabinete de Desenvolvimento Regional, comandado pelo secretário Eduardo Moura, o governo buscará também a regulação fundiária da região. “A ideia deste projeto foi levantada pelo Fundo Amazônia, que busca a regularizar a situação fundiária dos municípios mato-grossenses da Amazônia Legal para que eles nos forneçam recursos para que a gente possa executar esse trabalho.

Durante o trajeto constatou-se que o percurso mais complicado foi o da MT-322, conhecido como antiga BR-080, que passa pelo Parque Nacional do Xingu. No trecho verificaram-se caminhões e veículos atolados e/ou com dificuldades para atravessar os grandes lamaçais formados pelas chuvas dos últimos dias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet