Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

PLUMA DE ALGODÃO

Exportação por Paranaguá cresce em fevereiro, enquanto cai no Porto de Santos

Foto: Ilustração

Exportação por Paranaguá cresce em fevereiro, enquanto cai no Porto de Santos
Mato Grosso exportou no primeiro bimestre de 2014 um volume de 27,5 mil toneladas (t) de pluma de algodão, dos quais 20,9 mil t tiveram o Porto de Santos como seu principal ponto de partida para o exterior. Entretanto, ao se analisar a variação mensal, no mês de fevereiro o destaque foi o Porto de Paranaguá (PR) que apresentou alta 30,2% nos embarques frente a janeiro, enquanto o porto paulista registrou decréscimo em decorrência a intensidade dos envios de soja.

No mês de janeiro foram enviados pelo Porto de Santos 10,9 mil toneladas de pluma de algodão e em fevereiro 9,9 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Enquanto o Porto de Paranaguá apresentou no período salto de 2,5 mil toneladas para 3,3 mil toneladas.

Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Porto de Santos segue a tendência de porto mais utilizado para a exportação agropecuária de Mato Grosso. A entidade explica que em fevereiro os envios por Paranaguá tiveram tamanho crescimento tendo-se em vista a quantidade dos embarques da soja no Porto de Santos.

“Isso ocorreu pois a movimentação de navios no porto de Santos foi extremamente intensa devido à alta quantidade de soja que passou por ele. Assim, parte da pluma destinada à exportação foi direcionada ao porto do Paraná, que possui maior capacidade de armazenamento do que os outros dois que recebem a fibra no Brasil”, diz o Imea.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet