Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fatia do etanol no consumo de combustíveis cresce de 17% para 22%

Em 2013, a participação do etanol hidratado no consumo de combustíveis do ciclo Otto (gasolina e etanol hidratado) no país era de 16,5%. No primeiro bimestre deste ano, a participação do álcool hidratado subiu para 20,4%.

Fevereiro mostrou uma evolução ainda maior, com a participação do hidratado aumentando para 22,2%, conforme dados da ANP.

Cinco Estados são responsáveis pela aceleração: São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Esses Estados consumiram 85% do total de etanol hidratado comercializado no país.

A esperança dos produtores é que, com o peso maior da tributação da gasolina e a redução da do etanol, o consumo de álcool suba ainda mais nos próximos meses.

A mudança tributária de Minas Gerais, por exemplo, vai começar a dar resultados a partir do próximo mês. A participação do etanol hidratado no total de combustíveis consumidos no Estado, que está em 14% pode atingir 20%. Se isso ocorrer, o consumo de álcool subiria para 150 milhões de litros por mês --83 milhões a mais. O Estado passaria a consumir 1 bilhão a mais de litros por ano.

O aumento do consumo de etanol se deve não só às políticas estaduais de alteração de alíquotas mas também à alta do preço da gasolina.

A recomposição dos preços da gasolina --que teve aumento de R$ 0,22 por litro com a volta da Cide (tributo sobre combustíveis)deu mais fôlego para o produtor de etanol e levou os consumidores para o álcool.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que desenvolveu uma ação publicitária em 2014 para elevar o consumo, acredita que essa participação do etanol no consumo dos combustíveis possa aumentar ainda mais com novas políticas tributárias em outros Estados.

Os que adotam essa diferenciação de tributação a favor do etanol, como São Paulo, tiveram intensa elevação da participação do etanol no consumo de combustíveis.

No mercado paulista, a participação subiu de 33%, no segundo trimestre de 2014, para 41% em fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet