Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

SITUAÇÃO CRÍTICA

Ferrugem asiática ativa é encontrada em mais duas cidades de MT; Veja fotos

Foto: Wanderlei Dias Guerra

Ferrugem asiática ativa é encontrada em mais duas cidades de MT; Veja fotos
Esporos ativos de ferrugem asiática em soja guaxa representam um risco para a soja que está sendo semeada em Mato Grosso. Dois novos casos foram registrados no Estado nesta semana, elevando para oito focos confirmados. Os novos casos foram registrados em Alto Araguaia e Alto Taquari, na região Sul de Mato Grosso. Outra preocupação é quanto a Helicoverpa armigera presente em Milheto, praga esta cuja proliferação pode atingir a soja que está brotando.

De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, os dois novos casos foram registrados pela equipe da coordenação da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), do Ministério da Agricultura, em Mato Grosso.

Em Alto Araguaia a ferrugem foi constatada no estádio R1 da planta, enquanto em Alto Taquari o registrado é no estádio R3.

Leia também
Sobe para 6 o número de casos de ferrugem asiática em Mato Grosso
Novas regras de fiscalização para o seguro rural são definidas

A soja guaxa é aquela soja que nasce involuntariamente. Alguns casos foram constatados na entrada de municípios. Conforme o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), Wanderlei Dias Guerra, mesmo com o atraso do plantio da oleaginosa no Estado, devido à falta de chuva, ainda existem ocorrências que representam risco para a soja que ainda está sendo semeada. “Os esporos estão ativos e, certamente, serão os inóculos primários da região”, declara Wanderlei quanto à região Sul do Estado.

Há também casos confirmados em Feliz Natal, Campo Novo dos Parecis, Sorriso, Sapezal, Nova Ubiratã e Campo Verde.

No Brasil já são 29 focos de ferrugem asiática em quatro Estados. O Rio Grande do Sul lidera com 15 casos confirmados, Santa Catarina tem 8 e o Mato Grosso do Sul um foco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet