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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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ESTOCAGEM

Fiagril investirá R$ 36 milhões na construção de mais dois armazéns em MT

De acordo com o presidente da companhia, Jaime Binsfeld, o ritmo de avanço dos investimentos nesse segmento da Fiagril deve continuar acelerado, tendo em vista a ambiciosa meta de chegar a 2020 com uma capacidade para armazenar 5 milhões de toneladas de grãos.

Foto: Ilustração

Meta é  chegar a 2020 com capacidade de 5 milhões de t

Meta é chegar a 2020 com capacidade de 5 milhões de t

A trading de grãos mato-grossense Fiagril, sediada em Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá), prevê investir R$ 36 milhões para construir mais dois armazéns de 60 mil toneladas (t) cada, adicionando mais 120 mil t de capacidade estática de armazenagem. Atualmente a empresa conta com espaço para estocar 730 mil t de grãos em 12 unidades (dez em Mato Grosso e duas no Tocantins).

De acordo com o presidente da companhia, Jaime Binsfeld, o ritmo de avanço dos investimentos nesse segmento da Fiagril deve continuar acelerado, tendo em vista a ambiciosa meta de chegar a 2020 com uma capacidade para armazenar 5 milhões de toneladas de grãos. Nos últimos três anos, a Fiagril investiu R$ 37 milhões para adquirir quatro armazéns.

A trading aumentou em 10% a sua receita no exercício 2013, em relação ao ano anterior, com faturamento de R$ 2,75 bilhões frente aos R$ 2,4 bi de 2012. Atualmente, 60% da receita da empresa vêm da comercialização de grãos e os serviços de armazenagem compõem parte importante dessa operação.

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No segmento logístico, a Fiagril, por meio da Cianport - uma joint-venture em parceria com a Agrosoja – está construindo uma estação de transbordo no rio Tapajós, no Distrito de Mititituba, em Itaituba (PA). O objetivo é escoar os grãos comercializados pelo Norte do país. A Cianport transportará, por meio de barcaças, soja e milho de um terminal em Miritituba, para o porto de Santana, no Amapá, onde os grãos vão para navios.

Conforme Binsfeld, parte das licenças para o terminal em Miritituba ainda não foi conseguida, mas a unidade de recebimento no porto de Santana já começou a ser erguida. O comboio de barcaças e o rebocador também estão sendo construídos.

"Nossa expectativa é conseguir que essas três etapas estejam em andamento ainda no primeiro semestre de 2014, para que no início de 2015 possamos começar a fazer o embarque por esse corredor", disse Binsfeld, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
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