Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Energia

NESTE CARNAVAL

Foliões devem ter cuidado com instalações elétricas para evitar transtornos

Foto: Reprodução/Ilustração

Foliões devem ter cuidado com instalações elétricas para evitar transtornos
Os cuidados com a rede elétrica durante o carnaval devem ser redobrados diante os riscos de acidentes, principalmente em desfiles de blocos e festas particulares. O folião deve ficar atento aos cuidados com a eletricidade para que possam passar as festas e o feriadão de forma mais segura.

Em Cuiabá, por exemplo, até a próxima terça-feira, 09 de fevereiro, na Praça da Mandioca todas as noites haverá bailes até às 3h, com apresentações de bandas e a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Já na Avenida Mato Grosso, na terça-feira, haverá desfile de blocos e da Escola de Samba Império de Casa Nova, a partir das 19h.

De acordo com a concessionária de energia elétrica em Mato Grosso, Energisa, alguns cuidados são essenciais quando o assunto é a rede elétrica para se passar pelos dias de folia em segurança.

Leia mais:
Tarifas e bandeira vermelha determinadas pelo governo federal são os alvos das reclamações, diz Energisa

A engenheira de Segurança no Trabalho, Teresa Gomes Marques Neta, destaca que os cuidados na verdade devem ser seguidos durante todo o ano. “Esses cuidados são necessários para que esse momento de alegria não se torne uma tragédia”.

Confira algumas dicas da Energisa quanto aos cuidados que devem ser tomados com a energia elétrica:

1. Certifique-se de que a rede elétrica se encontra a uma distância segura de estruturas, carros alegóricos ou trios elétricos.

2. Seja organizado e lembre-se de pedir a ligação da energia do local da festa cinco dias antes com a concessionária. Nunca faça ligações diretas e verifique as condições de fiação do local.

3. Não sobrecarregue a carga do local com equipamentos de som e de luz. O sistema está dimensionado para a carga que foi informada. Nunca instale aparelhos de som ou refrigeração com a carga diferente da informada.

4. Tome cuidado com o estado dos fios de equipamentos. Não utilize fios danificados e só faça reparos com fita isolante.

5. Cuidado na hora de enfeitar o local. Não suba na cobertura de arquibancadas, marquises ou arvores próximas da rede elétrica.

6. Nunca lance jatos de água ou espuma, nem serpentinas metálicas ou de papel na direção da fiação.

7. Mantenha especial atenção com crianças. Cuide para que elas não estejam fazendo nenhuma ação que possa trazer risco de choque e para que elas não se percam.

8. Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes.

9. Cuide também da sua Energia. Use roupas leves, beba bastante água e tome cuidado com o excesso de álcool.

10. Em caso de acidentes com postes não se aproxime de cabos rompidos e das partes metálicas dos veículos.

A concessionária de energia elétrica em Mato Grosso ressalta que em caso de necessidade de atendimento o consumidor deve entrar em contato com a Energisa Mato Grosso pelos canais de atendimento da distribuidora: Call Center (0800 64 64 196), aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br e redes sociais – Facebook e Twitter.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet