Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

CONTRA FERRUGEM

Grupo de Trabalho deve propor plano de controle em lavouras de soja em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Grupo de Trabalho deve propor plano de controle em lavouras de soja em Mato Grosso
Até a segunda quinzena de abril um plano de controle nas lavouras de soja deverá ser elaborado pelo Grupo de Trabalho que envolve a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). O objetivo é criar um padrão de controle da ferrugem asiática em Mato Grosso.

O plano de controle deverá ser aplicado, segundo a Sedec, nas lavouras de soja a serem plantadas após o termino do vazio sanitário da cultura, entre os dias 15 e 30 de setembro.

O Grupo de Trabalho criado pela Sedec e pelo Indea realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (18). “Estamos elaborando um roteiro-base com as sugestões de todos os integrantes do grupo para em abril fecharmos o planejamento do controle”, frisa o coordenador do GT, secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.

Leia mais:
Indea pede ao Mapa para fazer controle de qualidade das sementes
Vazio sanitário será de 138 dias em Mato Grosso; Plantio de soja safrinha está proibido

O Grupo de Trabalho foi criado por meio da portaria conjunta nº 006/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e foi autorizado através da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Seaf/Indea, nº 001/2015, que eleva de 90 para 180 dias o período do vazio sanitário e ainda proíbe a realização do plantio da safrinha de soja.

Quando da publicação na Instrução Normativa o secretário e Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, declarou que a medida visa à inibição da ferrugem asiática e outras questões fitossanitárias. Ele explicou ainda na ocasião que o produtor que já semeou soja 2ª safra neste ano para fazer sementes terá até o dia 1º de junho para colher esta produção.

Nesta safra 2014/2015, conforme o Consórcio Antiferrugem, 31 casos de ferrugem asiática foram confirmados em Mato Grosso. No Brasil chegam a 383 focos, dos quais 118 estão localizados no Rio Grande do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet