Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política

lanagro

Geller aguarda convocação da Câmara Federal para explicações sobre o Lanagro/MG

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Geller aguarda convocação da Câmara Federal para explicações sobre o Lanagro/MG
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, revelou aguardar a convocação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara Federal, quanto a transferência do controle de qualidade das vacinas contra a febre aftosa do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul para a unidade de Minas Gerais. Conforme o Ministério, o laboratório mineiro é utilizado como uma estratégia para auxiliar a unidade gaúcha "sempre que necessário".

Por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller ressaltou que a utilização do Lanagro de Minas Gerais é uma melhoria de segurança.

Leia mais
Ministros da Agricultura e Energia são convocados pela Comissão da Agricultura

Em nota o Ministério declara que "Essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa agropecuária SDA/Mapa, que estabelece que haja pelo menos duas Unidades Laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios. Isto porque em eventual dificuldade operacional de um laboratório, para que não haja descontinuidade no serviço público oferecido, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável".

Conforme o Agro Olhar já relatou a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara Federal, convocou os ministros da Agricultura, Neri Geller, e de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestarem esclarecimentos quanto a decisões tomadas em suas respectivas pastas. Os depoimentos ainda não possuem data marcada.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, segundo a Agência Câmara, terá de esclarecer a venda de 51% das Centrais Elétricas de Goiás (Celg) para a Eletrobrás.

Confira nota enviada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), esclarece que o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas contra febre aftosa, como estratégia para auxiliar o Lanagro/RS, sempre que necessário, e para ampliação da capacidade operacional da Rede Oficial de Laboratórios.

Essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), que estabelece a existência de pelo menos duas Unidades Laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios. O objetivo é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido.

Outro fator que demonstra a importância dessa estratégia é o crescente aumento na demanda por análises laboratoriais junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, da qual fazem parte os Lanagros, para a certificação de produtos e insumos agropecuários e para a garantia da sanidade animal e da segurança alimentar.

O Lanagro/RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas anti-aftosa do país. Tais medicamentos são utilizadas na imunização do rebanho bovino brasileiro em atendimento ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. O controle de vacinas contra a doença, realizado por esse laboratório, foi pioneiro (2009) na obtenção da acreditação na norma ABNT NBR ISO 17.025/2005 junto ao Inmetro. Essa acreditação demonstra a competência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de controle realizado nesse Laboratório.

A vacinação contra febre aftosa é compulsória no Brasil, a exceção do Estado de Santa Catarina, que é livre da doença, sem vacinação. Por isso, a garantia da qualidade do medicamento é ainda mais necessária. O Governo testa 100% das vacinas produzidas destinadas à comercialização.

Dessa forma, o Mapa ressalta que o controle de vacinas contra febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro/RS, sendo este referência para este escopo de análise. Já o Lanagro/MG está sendo capacitado para realizar o mesmo procedimento, em conjunto e em apoio ao Lanagro/RS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet