Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

LAGARTA

Governo federal declara emergência fitossanitária em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso por conta dos ataques da praga "Helicoverpa armigera" nas áreas produtoras, conforme portaria publicada nesta segunda-feira (18) no “Diário Oficial da União”.

De acordo com a portaria assinada pelo ministro Antonio Andrade, o estado de emergência foi declarado para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas e deve vigorar por um ano.

Dias atrás, o governo mato-grossense solicitou ao Mapa a declaração de emergência em relação à lagarta "Helicoverpa armigera". As diretrizes e medidas a serem adotadas são as previstas na portaria no 1.109, editada no início deste mês pelo Mapa.

Conforme a portaria 1.109, o plano de supressão deverá ser elaborado pelo órgão estadual de defesa agropecuária com base em plano de manejo integrado de pragas definido pela empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa).

O ministério autorizou, em caráter emergencial e temporário, a importação de produtos agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo a substância benzoato de emamectina. Ainda segundo a portaria, as propriedades que utilizarem a substância deverão ser fiscalizadas.


Leia outras notícias no AgroOlhar

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet