Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MADEIRA

Grupo de Trabalho será formado pelo Cipem e Sema-MT para discutir entraves

Foto: Maurício Barbant/Assembleia Legislativa

Grupo de Trabalho será formado pelo Cipem e Sema-MT para discutir entraves
Um Grupo de Trabalho (GT) com representantes do setor florestal e técnicos da Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema-MT) foi criado para discutir os entraves que dificultam o desenvolvimento da atividade em Mato Grosso. O Estado está há cerca de 30 dias do início da colheita da safra de madeira 2015 e o setor da base florestal aguarda a aprovação dos projetos de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs).

A reunião entre o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e a Sema-MT, realizada na quarta-feira (04), foi intermediada pela Assembleia Legislativa. Uma nova reunião entre o setor da base florestal e a Sema-MT está agendada para o próximo dia 09 de março.

O Grupo de Trabalho, segundo o Cipem, irá discutir as questões que dificultam a operação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso (Sicar). O intuito é criar alternativas para agilizar o serviço no Estado, principalmente.

Leia mais:
Sistema iLP tem agregação de valores com produção de eucalipto na Baixada Cuiabana
Base florestal prevê 'colapso' se não houver aprovação de Projetos de Manejo em Mato Grosso

De acordo com o presidente do Cipem, Geraldo Bento, o fato de ainda não haver um Plano de Manejo liberado suficientemente para atender a demanda da atividade preocupa. “O fato vem deixando o segmento alarmado, pois poderá abalar a economia das regiões, fechando postos de trabalho sem falar na falta de arrecadação de impostos, que será em cadeia, não conseguindo, dessa forma, o Estado e o Município cumprirem com as obrigações sociais”, diz Geraldo Bento.

A Sema-MT na ocasião explicou ser "preciso um pouco de paciência", pois está passando por um momento de transições. A Secretaria de Meio Ambiente pontuou que há ainda a transição da legislação ambiental e que está no aguardo da análise e aprovação dos deputados estaduais e das equipes de trabalho na Secretaria.

“Só hoje, após 60 dias de governo, conseguimos nomeações de alguns servidores para compor o quadro”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Ana Pertelini.

A secretária ainda contestou o fato da base florestal estar em “colapso” diante a não aprovação de projetos de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs). De acordo com a Sema-MT, já foram aprovados 27 processos de projetos de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs) para a safra 2015. Juntos os processos somam 280 mil m² de Autorização de Exploração Florestal (Autex) e 43 mil m² de Plano de Exploração Florestal (PEF). Peterlini frisa ainda que outros 32 processos aguardam vistoria e que estas só não foram feitas em decorrência ao orçamento do Estado ainda estar fechado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet