Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

CÁCERES

Grupo dos EUA avalia investir em hidrovia de Mato Grosso

Foto: Mayke Toscano/GCom-MT

Grupo dos EUA avalia investir em hidrovia de Mato Grosso
A empresa norte-americana InterBarge apresentou ao governo de Mato Grosso e ao setor produtivo de Mato Grosso o interesse em ampliar seu serviço de navegação comercial na hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres. Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira (13), no Palácio Paiaguás, o vice-governador Carlos Fávaro garantiu que o governo do Estado é parceiro na viabilização do empreendimento.

A reunião contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, e de representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

De acordo com a Aprosoja-MT, a empresa norte-americana InterBarge tem o interesse de trafegar com suas barcaças entre o porto de Santo Antônio das Lendas, em Cáceres, até Corumbá (MS).

Leia mais:
Taques manda acelerar restauração de rodovias de região produtora em Mato Grosso
Cade aprova com restrições incorporação da ALL pela Rumo Logística

A empresa norte-americana é a terceira maior em navegação na hidrovia Paraguai-Paraná, no eixo entre Corumbá (MS) e Rosário, na Argentina.

Um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) já está sendo feito pela Universidade Federal do Paraná, a pedido da InterBarge, para a construção de uma estação de transbordo no porto de Santo Antônio das Lendas.

“Iniciamos o trabalho em 2007 e verificamos que já havia navegação na hidrovia, porém, não confiável. Faltava uma companhia eficiente que pudesse fazer a navegação com segurança. Hoje, ainda queremos expandir esse potencial”, declarou um dos representantes da empresa, Diego Azqueta.

Conforme o vice-governador Carlos Fávaro, o governo será parceiro no projeto de extensão da navegabilidade. Ele pontua que Mato Grosso ainda "é adormecido em sua potencialidade". O que inibe esse desempenho é a precariedade da nossa infraestrutura. Então, o que for compromisso do governo nós iremos fazer. Depois disso, temos certeza de que a região sudoeste de Mato Grosso vai se tornar grande produtora também".

Fávaro ainda anunciou que em breve o corredor entre a região do Chapadão dos Parecis, no município de Porto Estrela e a cidade de Cáceres estará finalizado.

Segundo o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, a Associação se compromete em "mobilizar os produtores para garantir volume de carga à navegação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet