Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Indea abre posto de fiscalização sanitária em Guarantã do Norte

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso abriu nesta segunda-feira (13.07), um posto de fiscalização em Guarantã do Norte. O município faz divisa com o estado do Pará, sendo um ponto estratégico para o controle da entrada de animais e produtos de origem animal e vegetal, tornando necessário o fortalecimento da vigilância sanitária.

O posto em Guarantã do Norte vai funcionar 24 horas por dia, por enquanto em containers, até que seja construído um prédio definitivo, em alvenaria. É fruto de convênio firmado entre a autarquia e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). O Indea conta também, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com a disponibilização de policiais militares, uma exigência, para o exercício da atividade.

Em Vila Rica (divisa com o Pará), o posto fiscal já está em funcionamento desde 22 de junho, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Em breve, o Indea irá começar a atuar no Posto XII de Outubro, no município de Comodoro (divisa com Rondônia).

Para o presidente da autarquia, Guilherme Linares Nolasco, a parceria com outras entidades contribuiu para a abertura dos postos. “Um dos compromissos assumidos pelo Estado é a reestruturação e implantação de postos fiscais e barreiras sanitárias do Indea. As parcerias com entidades privadas e com a Sefaz e a Sesp tem sido imprescindíveis para a realização desse trabalho”.

O Instituto também investiu na capacitação de Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária e Florestal I (AFEDAF-I) participaram de treinamentos de 18 de maio a 03 de julho, distribuídos em cinco turmas. “Há anos os agentes fiscais não passavam por treinamento. Hoje temos 270 agentes qualificados, preparados para atuarem nos postos fiscais e nas barreiras sanitárias”, ressaltou Nolasco.

O Indea atua ainda em outros postos fiscais como: “Rio Correntes”, em Itiquira; “Boiadeiro”, em Alto Araguaia; “Pontal do Araguaia”, em Barra do Garças; e “Aristides Argenta”, em Vila Rica. Todos os postos funcionam 24 horas por dia.

Barreiras volantes

O Indea iniciou na última semana, fiscalização por meio de barreiras volantes no município de Colniza, divisa com o estado do Amazonas. E começa no dia 20 de julho na região do Vale do Araguaia (divisa com Goiás), nos municípios de Ribeirãozinho, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Araguainha e Torixoréu.

A instituição recebeu duas caminhonetes e dois kits com equipamentos de fiscalização, doados pelo Fesa (Fundo Emergencial de Saúde Animal), no dia 09 de junho, para uso exclusivo em Colniza e no Vale do Araguaia. As barreiras volantes terão turno de 8 a 12 horas por dia. Em casos excepcionais, haverá fiscalização noturna.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet