Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

produtividade

Indicação de baixo volume de chuva pode prejudicar o milho

Foto: Reprodução/Internet

Indicação de baixo volume de chuva pode prejudicar o milho
A produtividade da 2ª safra de milho 2014/2015 pode ser prejudicada se as previsões de baixo volume de chuva para abril e maio se concretizarem. A estimativa, hoje, é de 86 sacas por hectare em média, quantia esta 6,2% menor que as 91,6 sacas por hectare colhidas na safra 2014/2015.

As projeções de produtividade para o Estado nesta 2ª safra de milho são de 14,595 milhões de toneladas, 17,62% a menos que as 17,718 milhões de toneladas da safra 2013/2014.

Leia mais:
Safra de soja ainda é indefinida em Mato Grosso, comentam especialistas
Preço da soja recua e setor dá sinal de "freio" na comercialização

O clima é um dos fatores determinantes da safra e a presença de chuva durante o desenvolvimento, principalmente na fase de preenchimento de grão, é essencial para a definição da produtividade e produção.

“Apesar de grande parte dos produtores já ter adquirido os insumos para a semeadura do milho, a área do cereal ainda é incerta no Estado, pois, a preocupação que os agricultores tiveram com o mercado no segundo semestre de 2014, neste momento, foi revertida para o clima. Atualmente os preços encontram-se de certa forma remuneradores, no entanto, a preocupação se volta para as previsões de chuva, que indicam baixos volumes para os meses de abril e maio em algumas regiões do Estado, podendo prejudicar a produtividade desta safra”, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu Boletim Semanal do Milho, divulgado na última segunda-feira (26).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet