Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

gestão florestal

Instituto apresenta análise que aponta ausência de transparência da Sema/MT

Foto: Reprodução/Ilustração

Instituto apresenta análise que aponta ausência de transparência da Sema/MT
O Instituto Centro de Vida (ICV) afirma que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) não vem cumprindo seu papel de divulgação. Segundo o órgão, a Sema tem apresentado lacunas ao deixar de prestar informações sobre a gestão florestal do Estado.

Leia mais: Setor de rações não concorda com uso do milho para fabricação de etanol

Para denunciar a situação, o ICV divulgou nesta semana, em entrevista coletiva, uma Avaliação da Transparência das Informações Florestais em Mato Grosso. Durante apresentação do estudo, o coordenador Executivo do Instituto, Laurent Micol, declarou que a falta de informações tem prejudicado o desenvolvimento de trabalhos relacionados à gestão florestal e ao mesmo tempo impedindo o cumprimento da legislação em vigor.

“Em 2013, fizemos 11 solicitações de informações que não tiveram respostas”, afirma o coordenador. Ainda segundo o Laurent, “a Sema faz de conta que está divulgando, mas são informações incompletas. Ela mesma mina o trabalho dela, porque acaba não revelando os resultados”, critica Laurent.

O Instituto queixa-se que a Secretaria não revela quanto foi aplicado e arrecadado com multas aplicadas, uma atitude que denota a inexistência de uma política ambiental. “Se existem, ela está apenas dentro do gabinete”, ironiza.

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a assessoria da Sema/MT, que declarou que devido a reuniões emergenciais junto ao governador do Estado, o secretário, José Lacerda, irá se posicionar sobre o caso ainda nesta semana.

Desde 1991, o ICV busca construir soluções compartilhadas de sustentabilidade que visam conciliar a produção agropecuária e florestal com a conservação e recuperação dos ecossistemas naturais e de seus serviços. Para isso o trabalho do Instituto consiste em elaborar estudos e análises, bem como em experiências práticas no campo.

O ICV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), de direito privado, caráter científico/cultural, autônoma, apartidária e sem fins lucrativos, decretada de utilidade pública em Mato Grosso pela lei estadual n° 6.752/96. As ações realizadas pelo ICV abrangem os campos da governança ambiental e das políticas públicas em nível estadual e das iniciativas locais em nível municipal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet