Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Integração entre lavoura e pecuária deve prevalecer no Brasil até 2025

Adotada no Brasil há décadas, mas considerada apenas recentemente como uma referência no aumento de produtividade, a integração entre lavoura e pecuária deve prevalecer como o principal modelo de plantio no país nos próximos dez anos, indicou nesta terça-feira em entrevista à Agência Efe o diretor da Alltech para a América Latina, Roberto Bosco.

"Esses modelos desenhados não são novos em nenhum país, mas o que diferencia o Brasil é que nós o implementamos no campo. Não como teste, mas como parte importante da produção de madeira, de carne e de grãos no país", explicou Bosco.

Essa estratégia combina a produção integrada entre lavoura, pecuária e, às vezes, até de floresta, na mesma área que pode ser adaptada pelo agricultor em um período de seis anos.

"Nos primeiros três (anos) já é possível notar resultados e lucro para pagar o investimento feito anteriormente", ressaltou Bosco ao detalhar o sistema, que "ajuda a intensificar uma produção agrícola mais sustentável".

O diretor da Alltech explicou que a integração tem funcionado bem no Brasil porque o país tem grandes problemas na expansão da área agrícola, especialmente por causa das reservas e áreas de proteção natural, que não são "mitigadas" dentro da proposta.

"O sistema basicamente começa com um plantio direto, usado em 70% das áreas. Em seguida, controlamos as plantas na superfície. A palhagem que permanece protege o solo permite que outras plantas cresçam até fazer a engorda do gado e voltar com uma plantação de milho, por exemplo", explicou.

Segundo Bosco, esse processo ajuda a controlar os minerais do solo, otimizar o uso das matérias-primas como água, além de ser mais rentável para o produtor por causa da redução de custos e do baixo investimento.

Em palestra durante o Congresso Rebelation Alltech, realizado em Lexington, no estado de Kentucky (EUA), Bosco citou a Bahia como um estado onde a integração entre a agricultura e a pecuária tem melhorado o desenvolvimento do plantio de grãos.

Com a aplicação do sistema, o diretor da Alltech demonstrou que a complementação de cultivo aumenta o número de animais por hectare, o que proporciona um crescimento na produtividade de carnes no país.

"Temos de 110 milhões de hectares de área de pastagem, menos de 30% suporta um animal por hectare, o que significa um animal por campo de futebol. Isso é um uso muito ruim. Esse sistema, então, traz correção de solo com calcário, mensura o uso de fertilizante e gera um salto de produtividade, passando a ter de três a quatro animais por hectare", destacou.

Para o especialista, a intensificação do uso da integração no Brasil gera recursos "inexoráveis" para o produtor nos períodos de inverno e seca, fazendo com que o país tenha possibilidade de aumentar muito sua produtividade.

"É o modelo de produção que vai prevalecer nos próximos dez anos e ainda poderá ser exemplo de funcionamento para outras regiões do mundo", finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet