Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

algodão

Investidores asiáticos visitam Mato Grosso e conferem potencialidades

Foto: Assessoria Ampa

Investidores asiáticos visitam Mato Grosso e conferem potencialidades
Treze investidores asiáticos visitam Mato Grosso nesta semana para conferir de perto as potencialidades do estado. O grupo já percorreu propriedades rurais em Sapezal e um laboratório de classificação de algodão em Primavera do Leste.

O grupo é formado por investidores da China, Tailândia e Coréia do Sul e está no Brasil a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesta quarta-feira (19) a comitiva segue viagem para a Bahia.

Em Mato Grosso foram visitadas propriedades rurais e uma algodoeira em Sapezal e o laboratório de classificação de algodão da Unicotton em Primavera do Leste, conforme a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), que acompanhou o grupo durante passagem pelo estado.

Leia mais:
Associação da indústria têxtil avalia que Mato Grosso tem tudo para ter polo completo

Nesta terça-feira (18) o grupo foi recebido pelo governador Pedro Taques, que na oportunidade apresentou as potencialidades de Mato Grosso em diferentes áreas, principalmente no setor da indústria têxtil. “A visita deles nos traz reflexões. O que precisamos fazer para melhorar? Uma das medidas que já estão sendo tomadas é desburocratizar os processos referentes a novos investimentos no estado”, pontuou o governador Pedro Taques.

Mato Grosso produz, hoje, cerca de 58% do algodão brasileiro. Na safra 2014/2015 a produção algodão em pluma estimada é de 871,3 mil toneladas e para a 2015/2016 de 890,1 mil toneladas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, Mato Grosso possui potencial para dobrar a produção de algodão em pouco tempo. Ele ressaltou, durante o encontro com os investidores asiáticos, a existência de 12 milhões de hectares que podem ser explorados de maneira sustentável.

Seneri Paludo apresentou ainda ao grupo o Investe Mato Grosso, programa em fase de estruturação que contará com ações que visam o fortalecimento da agroindústria, além dos setores florestal, mineral e turismo. Além disso, o gestor da Sedec destacou que o governo de Mato Grosso contratou uma consultoria para a realização da reforma tributária no estado.

“Estamos trabalhando para resgatar a credibilidade de Mato Grosso e, ao mesmo tempo, nos organizar. O nosso estado é uma das únicas regiões do mundo que consegue aliar três fatores fundamentais para a produção. Pois, conseguimos produzir muita quantidade com qualidade, aliados a tecnologia”, destacou Seneri Paludo.

Durante o encontro o representante da indústria têxtil da Tailândia Kumjorn Chuenchoochit revelou não pisar em solo mato-grossense há 13 anos. Ele destacou ainda a qualidade do algodão do estado e plantações e ter ficado impressionado com o desenvolvimento do setor têxtil na região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet