Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Clima

CADÊ SÃO PEDRO?

Irregularidade das chuvas provocam replantio da soja em Mato Grosso

Foto: Abiove

Irregularidade das chuvas provocam replantio da soja em Mato Grosso
A previsão para Mato Grosso é de chuva nos próximos quatro dias. Porém, as mesmas seguem irregulares no estado, tanto que em alguns municípios há casos de replantio da soja, como em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato. Segundo especialistas, as irregularidades seguirão pelos próximos dias variando entre 10mm e 100mm.

A previsão para o feriado de Dia de Finados, 20 de novembro, e o final de semana é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima deverá variar entre 36ºC e 37ºC, enquanto a mínima fica em 19ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Até a semana passada Mato Grosso tinha 83,7% dos 9,2 milhões de hectares destinados a soja 2015/2016 semeados, como revela o último levantamento de plantio divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais:
Imea estima que 68,6% da safra de soja seja colhida até fevereiro

Segundo o agrometeologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, as chuvas seguirão irregulares e com precipitação em todo o estado nos próximos dias. O especialista destaca que "há maior probabilidade de chuvas nas regiões da BR-163 e Vale do Araguaia e menor da região do Parecis".

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) na região Norte, Silvesio Oliveira, destaca que os produtores têm observado a presença de chuvas em diversos municípios, contudo não há uma regularidade. "Há replantio e os produtores estão preocupados com essa instabilidade".

Na região de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, revela o delegado da Aprosoja, Emerson Zancanaro, há áreas com baixa umidade e casos de replantio em áreas mais arenosas.

De acordo com o vice-presidente da Aprosoja no Sul de Mato Grosso, Alexandre Schenkel, a situação da região não está diferente das demais do estado. “As chuvas na região são uma loteria, mas a cada quinze dias chove ‘bem’. E como está muito quente, isso pode ser ruim dependendo do estágio da planta”.

Apesar dos problemas climáticos, que provocaram atrasos significativos no início do plantio, a colheita da soja deverá atingir 68,6% da área até o final de fevereiro, como o Agro Olhar comentou recentemente. A previsão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) diante o intenso ritmo da semeadura em novembro. Levantamento aponta grande concentração do cultivo em período curto e tardio.

Quase metade do ciclo 2015/2016 foi semeado na primeira quinzena de novembro, como aponta o Instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet