Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

SEM VOLTA

Justiça em MT decreta falência do Grupo Modelo

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Justiça em MT decreta falência do Grupo Modelo
A Justiça em Mato Grosso decretou a falência do Grupo Modelo na tarde desta quarta-feira, 22 de outubro. A decisão é do magistrado Flávio Miraglia Fernandes. A determinação foi tomada após pedido do próprio Grupo Modelo, de credores e até mesmo do Banco Safra, que até pouco tempo insistia na recuperação judicial.

A dívida do Grupo Modelo chega a R$ 315 milhões, entre dividendos com credores e funcionários. Conforme o magistrado, "a situação das autoras é caótica, não existindo a menor possibilidade de prosseguir em suas atividades, pois, desprovidas de qualquer capital de giro e acumulando um passivo que atinge aproximadamente R$ 315.000.000,00 (Trezentos e quinze milhões de reais), confessando, logo, que o grupo se encontra em estado de insolvência, razão pela qual requerem a decretação da falência e a fixação do termo legal como sendo o 90º (nonagésimo) dia antes do 1º (primeiro) protesto por falta de pagamento, ou seja, retrotraindo para 20/10/2010”.

Leia também
Banco Safra tenta reverter Pedido de Autofalência do Grupo Modelo
Após 30 anos, rede Modelo fecha as portas em definitivo nesta semana; Veja fotos

Segundo o magistrado, por meio de assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o Banco Safra que insistia na recuperação judicial na última assembleia realizada com os credores solicitou que fosse pedido a falência do Grupo Modelo. No último dia 17 de outubro, o Banco Safra chegou a tentar reverter o pedido de autofalência, em que se encontrava a situação do Grupo Modelo.

O Grupo Modelo entrou com pedido de autofalência no dia 29 de agosto na Vara Especializada de Falência, Recuperação Judicial e Cartas Precatórias de Cuiabá, um mês após fechar as portas das três últimas lojas abertas.

O fechamento das lojas teve início em janeiro de 2013. Ao todo o Grupo possuía cerca de 14 unidades entre hipermercados, supermercados e atacarejos (vendas no atacado e varejo). Além disso, a rede possuía sua própria empresa de distribuição, a ABS Logística, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, mais precisamente na rodovia BR-364, sentido Cuiabá-Rondonópolis. A rede possuía ainda farmácias e restaurantes em algumas unidades, como no HiperModelo, Pantanal Shopping e Miguel Sutil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet