Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

22,5% abaixo

Leilões do Pepro são avaliados por Mapa e Aprosoja-MT; Estado já colheu quase 50% do milho

Foto: Reprodução/Internet

Leilões do Pepro são avaliados por Mapa e Aprosoja-MT; Estado já colheu quase 50% do milho
O preço da saca de 60 quilos do milho em alguns municípios chega a estar 22,5% abaixo preço mínimo de R$ 13,56 estipulado pelo governo federal para a safra 2013/2014. Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop a saca chegou a quarta-feira (23) cotada a R$ 10,56. Diante de tais fatores e de a colheita já ter atingido cerca de 50% da área, os produtores de milho de Mato Grosso novamente solicitaram a realização de leilões de Prêmio de Equalização Pago ao Produtor Rural (Pepro) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O pedido, que já havia sido feito no início de julho, foi reforçado pessoalmente durante reunião na terça-feira (22) com o ministro da Agricultura, Neri Geller, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo.

Leia também
Mato Grosso do Sul também pede leilões do Pepro ao Mapa, revela Famasul
Ministério afirma que pagamentos de Pepro do milho não estão atrasados
Leilões de Pepro são solicitados diante das quedas de preço do milho

conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o objetivo da realização do Pepro é amenizar os prejuízos, uma vez que os preços estão abaixo do mínimo estabelecido e não estão cobrindo os custos de produção.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk a liberação dos leilões por parte do governo federal poderão equalizar os preços de venda. “Queremos que o produtor consiga pagar seus custos, garantindo a sua rentabilidade”.

Durante a reunião Geller e Paludo afirmaram saber da situação dos produtores de milho de Mato Grosso e declararam que providências já foram tomadas em relação aos leilões, contudo não garantiram valores e data para a liberação destes recursos.

Brasil

Além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul também solicitou nos últimos dias a realização de leilões do Pepro para o Estado. Presente da reunião na terça-feira (22) no Ministério da Agricultura, o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, reforçou o pedido de realização do Pepro para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também para os Estados da Bahia, Goiás, Piauí e Tocantins. Com, exceção de Mato Grosso, o volume a ser destinado para leilões do Pepro entre os outros Estados solicitados seria mais de 15 milhões de toneladas de milho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet