Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Levantamento de safra prevê aumento de 250% na produção de amendoim no Tocantins

A produção de grãos no Tocantins, como soja, milho, arroz, feijão, amendoim e algodão, tende a crescer a cada ano. A cultura do amendoim, por exemplo, é uma atividade em franca expansão. Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os dados apontam uma produção da oleaginosa para a próxima safra de 9,8 mil toneladas, ultrapassando a safra anterior que ficou em 2,8 mil toneladas, uma variação positiva de 250%.

Para o engenheiro agrônomo, Anderson Pereira, aumento significativo de área plantada da safra 2013/2014 para safra 2014/2015 do cultivo do amendoim se deve por diversos fatores. “A produção de amendoim é economicamente interessante devido a fácil comercialização e, ainda possui algumas vantagens em sistema de produção rotativo ou sucessão de outras culturas”, enfatizou.

A estimativa de crescimento também é verificada na área plantada que cresceu de 800 hectares para 2,5 mil hectares, um aumento de 212,5 %. O 8º levantamento de safra da Conab, também aponta acréscimo na produtividade de 10 %, saltando de 3.556 quilos para 3.912 quilos por hectare.

Os municípios tocantinenses mais produtivos são Alvorada do Tocantins, Figueirópolis, Gurupi e Dianópolis. A produção do amendoim é consumida no mercado interno, atende também parte do mercado dos estados vizinhos Norte e Nordeste.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet